COMANDO. O coronel Dinael Carlos Martins será o novo comandante da Polícia Militar na RMVale. Ele foi anunciado como novo responsável pelo comando do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior 1).
Martins assume o cargo após deixar o CPM (Comando de Policiamento Metropolitano). Antes, comandava o 3º Batalhão de Polícia Rodoviária, em Araraquara. Em 2020, ele completa 30 anos de carreira na PM.
A saída é a terceira no período de dois anos na região. Em 2018, a Coronel Eliane Nikoluk deixou a função para tentar a vida na política. Cerca de nove meses depois, o Coronel Lourival da Silva Junior também deixou o Vale e passou a comandar a Polícia Rodoviária Estadual. José Eduardo Stanelis, que é pré-candidato a prefeito de Caraguatatuba, ficou quase um ano na função e deixou o cargo no último mês de março.
Principal desafio para o novo comandante, a taxa de homicídios registrada em municípios do Vale colocou quatro deles no ranking das 10 mais violentas do estado de São Paulo. A lista, que analisa a taxa de vítimas de homicídios por 100 mil habitantes, elenca no 'Top 10' as cidades de Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí e Taubaté.
Apesar disso, foi registrada uma queda de 6% no número de assassinatos em janeiro..