Gestantes devem ter os mesmos cuidados das demais pessoas, diz especialista de São José

Da Redação | @jornalovale

Com a pandemia de coronavírus, que já atingiu em cheio o Brasil, todos precisam de cuidados especiais. O ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, Fernando Macedo, diretor da clínica Reproferty, de São José dos Campos, falou sobre os riscos a mulheres grávidas, que vivem o drama durante este período.

Segundo ele, as medidas para este grupo tem que ser o mesmo que o restante da sociedade. “São iguais de toda comunidade, como as orientações dadas pela secretaria de saúde: Higienização e isolamento social”, disse o especialista.

Segundo ele, é praticamente nulo o risco de, eventualmente, o bebê dentro da barriga contrair o coronavírus. “São poucos casos na literatura, mas a informação é que não existe transmissão vertical (da mãe para o filho)”, explica.

Outra preocupação das mães é sobre uma eventual possibilidade de uma mulher infectada poder amamentar um bebê recém-nascido. E, para Macedo, é possível amamentar, mas seguindo alguns cuidados. “Temos algumas orientações, como continuar amamentando e com proteção”, disse.

“A orientação é que todos nós devemos seguir isolamento social”, explica o médico de São José.

PRÉ-NATAL.

Ainda de acordo com o Macedo, os exames de pré-natal e acompanhamento das gestantes podem ser realizados, mesmo à distância. “Foi autorizado ontem pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) as tele consultas ou agendar com seu obstetra pra seguir toda proteção para as consultas presenciais e exames”, disse ele, que também falou sobre os procedimentos na hora do parto.

“As condutas obstétricas serão imperiosas quanto ao diagnóstico e conduta na hora do parto, e se paciente estiver com Covid-19, serão tomadas as condutas sugeridas pelos comitês de obstetrícia”, afirmou.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.