RECLAMAÇÃO. No ar há menos de 10 dias, o Procon Digital, lançado pela prefeitura de São José dos Campos, acumulava 140 reclamações até essa terça-feira.
Segundo a prefeitura, as principais queixas são referentes ao aumento de preços nos comércios durante a pandemia do novo coronavírus, o que varia desde os preços de gêneros alimentícios até o valor do álcool em gel, que deve ser vendido com margem zero em farmácias e supermercados de todo o estado de São Paulo.
O sistema virtual de atendimento evita a aglomeração de pessoas no prédio do Procon no momento em que a cidade busca evitar a disseminação do novo coronavírus.
O Procon orienta que, ao fazer compras, o consumidor identifique o fornecedor e verifique endereço, CNPJ e telefone, busque referências, observe a política de troca e guarde a nota fiscal. Caso a compra seja feita pela internet, é recomendado que o cliente verifique o preço final e analise se o frete proposto pelo comércio é compatível com o valor de mercado.
O prédio do Procon, que fica no Jardim São Dimas, continua oferecendo o atendimento, mas a preferência é a de que as reclamações sejam feitas pela internet.
O interessado em fazer uma denúncia pode acessar o endereço procon.sjc.gov.br..