Defesa Civil emite alerta especial para volume de chuva durante o Carnaval no Vale

A Defesa Civil emitiu um comunicado em que alerta para o volume de chuva que deve ser registrado no período de Carnaval -- de sábado (22) até terça-feira (25) -- no Vale do Paraíba e Litoral Norte. O órgão pede atenção a qualquer sinal de perigo, como alagamentos, enxurradas, desabamentos e deslizamentos de terra.

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, há condição para acumulados de chuva elevados por conta da influência do avanço lento de uma frente fria. A precipitação deve ser de fraca a moderada, mas a persistência da chuva, somada ao nível já acumulado, aumenta o risco para transtornos como alagamentos e deslizamentos.

Na segunda-feira (24) e terça-feira (25), voltam as condições para pancadas de chuva no final da tarde acompanhadas de descargas elétricas.

O Vale e o Litoral Norte estão entre as áreas que mais devem ser afetadas do estado de São Paulo, assim como a Baixada Santista, a Região Metropolitana de São Paulo e Campinas. 

A orientação é para não atravessar locais alagados, não enfrentar enxurradas, não se banhar ou participar de pescarias, em rios e cachoeiras, durante ou logo depois de chuvas intensas. Em caso de emergência, o morador deve avisar imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.