Litoral Norte tem cidades com aulas suspensas e estado de atenção após chuvas

O Litoral Norte está em atenção após o forte volume de chuva registrado nas últimas horas. Aulas foram suspensas em São Sebastião e Ilhabela. A Defesa Civil recomenda prudência da população.

Em São Sebastião, houve o registro de mais de 163 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. Na Rio-Santos, cinco pontos chegaram a ser interditados às 10h desta sexta-feira (21). A liberação ocorreu após cerca de cinco horas.

De acordo com a prefeitura, a orientação é para que seja redobrada a atenção em áreas de encosta e que os munícipes fiquem atentos aos sinais de movimentação de massa, como trincas em solo e residência, em bairros da costa norte e sul.

A Defesa Civil recomenda a população que não ultrapasse ruas alagadas, evite o contato com água contaminada e se notar alteração na topografia do local saia de casa e acione o órgão pelo número 199.

Em Ilhabela, nas últimas 24h, choveu cerca de 120mm. Até o momento foram registradas quatro ocorrências de deslizamentos, sendo elas no Morro do Morcego, Cantagalo, Morro da Cruz e Itaquanduba. No Morro dos Mineiros, uma residência alagou e os moradores estão alocados na casa de parentes.

Ainda devido às chuvas, o arquipélago cancelou a programação de Marchinhas de Carnaval, que seria realizada às 16h, na praça Coronel Julião, na Vila – Centro Histórico.

ABASTECIMENTO.

A Sabesp informou que foi necessário interromper o tratamento de água na ETA Pombo, na região sul de Ilhabela, e na ETAs Boiçucanga e Guaecá, na Costa Sul de São Sebastião, devido ao elevado nível de turbidez na captação de água bruta. Nos bairros Itatinga, Topolândia, Varadouro, Olaria, Vila Amélia e Centro, o abastecimento foi interrompido e deve voltar gradualmente a partir das 20h.

Em Caraguatatuba e Ubatuba o abastecimento segue normalmente. 

"A Companhia trabalha com todo o seu efetivo para a normalização dos sistemas de abastecimento, que neste momento operam com capacidade reduzida na distribuição de água. É recomendado o uso racional da água das caixas d'água das residências".

SAÚDE.

Em São Sebastião, a prefeitura informou que algumas unidades de saúde tiveram o atendimento prejudicado. No Centro de Reabilitação em Boiçucanga, na Costa Sul, alguns funcionários não conseguiram chegar à unidade -- que registrou água dentro do espaço. Na Topolândia, os pacientes de reabilitação foram atendidos no período da manhã e levados para suas residências em razão da dificuldade de locomoção. Uma equipe da unidade está presente no local durante à tarde para orientar pacientes que possam aparecer.

Na UBS de Boiçucanga, o serviço foi interrompido 12h. Os pacientes do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), que estavam agendados para esta sexta-feira (21), não compareceram devido à chuva.

O atendimento nas repartições públicas municipais também foi suspenso. Somente os serviços essenciais estão mantidos.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.