Vacina pentavalente volta a ficar disponível em São José

Em falta desde o final do ano passado, a vacina pentavalente volta a estar disponível nesta quarta-feira (15) em todas as unidades básicas de saúde de São José dos Campos.

De acordo com o município, nesta terça-feira (14), a Vigilância Epidemiológica do Estado encaminhou à Prefeitura 5.950 doses da vacina, que começarão as ser distribuídas nesta quarta para as 40 UBS’s.

A última remessa, com 3.000 doses, chegou em novembro e acabou em poucos dias. O Ministério da Saúde justificou atrasos no fornecimento devido a problemas com o fornecedor. Por isso, desde agosto do ano passado as doses começaram a chegar de forma escalonada em todo o Brasil.

Proteção contra a difteria

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Ela é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

DTP

Já a vacina DTP, que também esteve em falta pelo mesmo motivo, voltou a ficar disponível nas unidades básicas nesta terça-feira (14). A Prefeitura recebeu nesta segunda (13) 3.000 doses que já foram distribuídas às UBS’s. A DTP previne contra difteria, tétano e coqueluche é aplicada aos 15 meses e depois, como reforço, entre 4 e 6 anos de idade.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.