Projeto de lei em São José sugere criação de reservas particulares do patrimônio natural

http://www.ovale.com.br | Thais Perez

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de São José dos Campos propõe a criação de RPPNs,  reservas particulares do patrimônio natural na cidade.

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza.

O projeto foi criado pela vereadora Dulce Rita (PSDB).

Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

Localizado em São José dos Campos e cercado por uma rica flora e fauna, o Caeb (Centro Ambiental Edoardo Bonetti) pode se tornar uma dessas reservas caso a lei seja aprovada. De 40 mil m2 que formam a área, 19 mil são de área de preservação.

O Caeb foi idealizado pelo casal Edoardo Bonetti e Ema Ely Salomão Bonetti, cujo sonho era transformar um antigo centro de treinamento de executivos num espaço para a pesquisa e difusão de conhecimentos nas diversas áreas culturais além de atividades de incentivo à preservação do meio ambiente.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.