Fórum OVALE: Mendonça de Barros vai explicar os rumos da economia

Economista e ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros fará a palestra de encerramento do 1º Fórum OVALE de Desenvolvimento Econômico, em 3 de dezembro; evento terá quatro palestrantes de alto nível

Xandu [email protected] | @xandualves10

OVALE dará sua contribuição para enfrentar a pior recessão do país ao realizar, em 3 de dezembro, o 1º Fórum OVALE de Desenvolvimento Econômico. O evento é o primeiro de uma série de fóruns que o jornal fará, principalmente ao longo de 2020, sobre temas como segurança, mobilidade e economia.

O 1º Fórum OVALE de Desenvolvimento Econômico será realizado no auditório do edifício Hyde Park, no Jardim Aquarius, região oeste de São José dos Campos, entre 14h e 18h.

Ele reunirá especialistas regionais e nacionais em economia e lideranças empresariais para debater temas fundamentais para o desenvolvimento econômico.

Interessados em participar do evento devem se cadastrar no site: forum.ovale.com.br. A entrada é gratuita, mas com vagas limitadas.

Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e doutor em Economia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), fará a principal palestra do evento.

Ele fará um apanhado da economia do país desde a bolha de crescimento que se formou durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em função do excesso dos gastos e do crédito público.

"Esta bolha fez o consumo crescer de forma desordenada o que levou a um aumento da inflação e do déficit em conta corrente, criando as condições para o colapso da economia a partir de 2014 e para a mais profunda recessão de nossa história", disse o economista.

Mendonça de Barros analisará as ações do governo do presidente Jair Bolsonaro na economia, classificado por ele de "corte ortodoxo liberal". "Os primeiros resultados do ajuste fiscal em curso já são visíveis com uma redução expressiva dos déficits fiscais herdados dos governos anteriores".

Também falarão no evento a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o diretor de Projetos de Investimento da Investe São Paulo, Leonardo Ruiz Machado, e o CEO da Caoa Chery, Marcio Alfonso.

Por motivo de agenda, presidente da Investe SP será substituído por diretor

Previsto inicialmente para participar da segunda apresentação do 1º Fórum OVALE de Desenvolvimento Econômico, o presidente da Investe São Paulo, Wilson Mello, não irá ao evento por motivo de agenda. Ele será substituído por Leonardo Ruiz Machado, que integra a diretoria executiva da agência paulista e lidera a Diretoria de Projetos de Investimento. No órgão, a principal missão de Machado é assessorar empresas privadas na interlocução com órgãos públicos, apoiando nos processos de tomada de decisão que visam implantar novos empreendimentos no estado.

Formado em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, Machado tem vasta experiência em ambientes empresarias.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.