Estudante passa mal dentro de faculdade e morre em São José

Barbara Eugênia dos Santos de Paula, de apenas 23 anos, cursava Recursos Humanos na INPG; familiares apontam omissão no socorro da instituição, que alega ter realizado a atuação adequada

Uma estudante de 23 anos passou mal dentro de uma faculdade particular e faleceu na noite desta terça-feira (8) em São José dos Campos. Familiares apontam omissão da instituição no socorro oferecido para Barbara Eugênia dos Santos de Paula, aluna de Recursos Humanos na INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação).

De acordo com a faculdade, a estudante estava no intervalo com amigos quando passou mal e sofreu um desmaio. A instituição afirma ter acionado o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) assim que soube do estado da jovem e nega não ter prestado socorro.

"A coordenação acadêmica e administrativa permaneceu ao lado da aluna durante todo o tempo até a chegada do resgate", diz trecho de nota publicada pelo INPG. "A coordenação da faculdade acompanhou a ambulância e permaneceu durante todo o período, recebendo informações dos médicos, apoiando os colegas da aluna que estavam presentes, aguardou a chegada dos familiares e acompanhou os médicos no momento de dar a triste notícia à mãe", continua o texto.

A estudante foi levada para o Hospital da Vila Industrial e faleceu após um infarto fulminante. Para familiares, havia a necessidade de que a instituição possuísse alguma forma de amparo médico. "Foram omissos e sabem disso, onde estavam os socorristas? Pêsames, coroas de flores? Nada disso trará ela", alegou uma parente da estudante à instituição.

Macaque in the trees
Inpg fez nota de esclarecimento sobre o caso

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.