Logo Jornal OVALE

São José, São Sebastião e Lorena aparecem no 'Top 100' das cidades inteligentes

RMVale aparece no ranking das 100 cidades mais conectadas e inteligentes do país, de acordo com novo estudo Connected Smart Cities 2019, que analisa indicadores em 11 eixos, como a mobilidade, o urbanismo e a tecnologia

Xandu [email protected] | @xandualves10

São José dos Campos, São Sebastião e Lorena estão entre os 100 municípios mais inteligentes do Brasil. As cidades ocupam as posições de número 30, 44 e 98 do ranking, respectivamente, segundo o Connected Smart Cities 2019, estudo divulgado pela Urban Systems nesta semana.

O levantamento, realizado em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes do país, totalizando 666 municípios, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país.

São José dos Campos é a única cidade da região presente no 'Top 100' do ranking desde a primeira edição, em 2015. No primeiro ano, o maior município do Vale ocupou o 12º lugar no estudo, melhor posição até agora.

Depois São José caiu para o 24º lugar (2016) e o 37º (2017), melhorando para a 34ª colocação no ano passado e agora a 30ª, com pontuação de 33,448 -total de pontos do ranking de 2019 é 69,5.

Pela primeira vez nas cinco edições do ranking, São Sebastião e Lorena aparecem entre as 100 cidades mais inteligentes do país, com pontuação de 32,042 e 30,28, respectivamente.

Na edição do ranking de 2019, Campinas atinge o topo da lista das cidades inteligentes, com nota de 38,977 e se posicionando pela primeira vez como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, seguida por São Paulo, Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Caetano do Sul. Três das cinco cidades mais inteligente estão no estado de São Paulo.

EIXOS.

O ranking é composto por indicadores de 11 principais eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Segundo Paula Faria, idealizadora da plataforma e diretora executiva da Sator, a 'Connected Smart Cities' é uma iniciativa que envolve "empresas, entidades e governos e tem por missão encontrar o DNA de inovação para cidades mais inteligentes e conectadas, sejam elas pequenas ou megacidades".

Em rankings temáticos, Vale tem 11 municípios no 'Connected Smart Cities'

O estudo 'Connected Smart Cities' também analisa as 100 melhores cidades do país em cada um dos 11 eixos temáticos. Dez cidades da região aparecem nesses outros rankings, com destaque para o de educação, com oito cidades do Vale: Cruzeiro (17ª), Guaratinguetá (19ª), Taubaté (22ª), Lorena (26ª), São José dos Campos (27ª), Caraguatatuba (42ª), Pindamonhangaba (67ª) e São Sebastião (68ª).

Meio ambiente também foi destaque no Vale: Caraguatatuba (18ª), Pindamonhangaba (68ª), São José (70ª), Taubaté (84ª) e Lorena (97ª). No ranking de tecnologia e inovação, São José é a 27ª do país e a Taubaté a 83ª.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.