Logo Jornal OVALE

Após 20 anos, São José confirma caso de sarampo e apura mais 5

Doença foi confirmada em uma criança de 11 meses, que começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 14 de junho; este é o primeiro caso confirmado da doença no município de São José dos Campos após 20 anos

Da redação @jornalovale | @jornalovale

A Vigilância Epidemiológica confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de sarampo em São José dos Campos após 20 anos sem a doença. Segundo a prefeitura, outros cinco casos são investigados.

De acordo com a prefeitura, doença foi confirmada em uma criança de 11 meses, que começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 14 de junho. O menino teve febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo, foi atendido em um hospital particular da cidade, mas não chegou a ser internado e seu estado de saúde evoluiu de forma satisfatória.

Após a verificação dos sintomas, que se enquadram nos apresentados pelas pessoas cometidas pelo sarampo, os exames foram enviados para análise do Instituto Adolfo Lutz, que confirmou o caso.

PRECAUÇÕES.

A prefeitura informou que fará uma intensificação contra o sarampo com ações de bloqueio e reforço vacinal. Por se tratar de uma doença altamente contagiosa, mais de 60 pessoas, entre familiares, amigos e funcionários da unidade hospitalar que tiveram contato com a criança foram vacinadas.

"Também foi realizada vacinação de casa em casa nas redondezas de onde o menino mora, no Jardim Santa Inês, e por onde ele costuma frequentar, como a casa dos avós, em Eugênio de Melo e bairros adjacentes, na região leste de São José dos Campos. Nestes locais, 260 pessoas já foram vacinadas", informou o município.

Os outros 5 casos suspeitos, todos sem gravidade, são de três moradores dos bairros Galo Branco, São Dimas e Palmeiras de São José.

Mesmo sem a confirmação oficial, devem ser vacinadas as pessoas que podem ter tido contato com os pacientes com suspeita da doença..