Brasil

Maioria das pessoas ainda apoia a Lava Jato, diz pesquisa

http://www.ovale.com.br
25/06/2019 às 15:14.
Atualizado em 25/07/2021 às 15:30
Sede da Polícia Federal em Curitiba (André Richter - Enviado Especial da Agência Brasil/EBC)

Sede da Polícia Federal em Curitiba (André Richter - Enviado Especial da Agência Brasil/EBC)

De acordo com pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas nesta terça-feira, 86,7% dos brasileiro tomou conhecimento sobre o vazamento de mensagens entre o ministro e ex-juiz Sérgio Moro e Procuradores integrantes da força-tarefa da Lava Jato, que começaram a ser divulgados pelo site The Intercept no início do mês. Outros 13,3% informaram que não tiveram conhecimento dos vazamentos.

Ainda de acordo com o levantamento feito pelo instituto paranaense, a maioria dos entrevistados, 56,1% afirmou que ainda acredita no trabalho da Operação, iniciada em 2014, quando Sergio Moro estava à frente das ações. Eles responderam a pergunta: “Essas conversas põem em dúvida os resultados da Operação Lava Jato?”

Para 38,1% dos entrevistados, a Lava Jato cai em descrédito, enquanto 5,8% não sabe ou não opinou.

Quanto menor a idade do entrevistado, maior é o desconhecimentos vazamentos das mensagens. Entre as pessoas de 16 a 24 anos, 19,7% não tinha conhecimento dos áudios vazados. Entre as pessoas com mais de 60 anos, 10% não sabiam dos áudios.

Em termos de escolaridade, 20,6% dos que tem só o ensino fundamental não ficaram sabendo dos áudios, enquanto apenas 3,2% dos entrevistados com ensino superior não sabiam do assunto.

Em relação às dúvidas quanto aos resultados da Lava Jato após os vazamento, apenas os entrevistados com ensino fundamental acreditam em sua maioria que a operação está em xeque: 51,1%; 42,1% acreditam que não e 6,7% não souberam ou não responderam.

Quanto à escolaridade, 72,2% das pessoas com ensino superior não acredita que os vazamentos coloquem a Lava Jato em xeque, enquanto 21,2% desconfia da operação e 6,5% não sabe ou não respondeu. Os que têm apenas ensino fundamental, novamente a maioria coloca em xeque a Operação: 42,1% continua acreditando, 51,1% considera que perde credibilidade e 6,7% não sabem ou não responderam.

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALETodos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Desenvolvido por
Distribuido por