Logo Jornal OVALE

Creci faz convênio com prefeitura de São José para avaliar imóveis

Órgão assinará convênio com a prefeitura para avaliação imobiliária do patrimônio da cidade, sem custo para a administração

Xandu [email protected] | @xandualves10

O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo) vai avaliar os imóveis pertencentes à Prefeitura de São José dos Campos por meio de convênio, que será assinado nesta quarta-feira.

Segundo o órgão, o número de imóveis a ser avaliado ainda não foi informado pela prefeitura, que negou que a avaliação imobiliária tenha interesse comercial. O governo informou que não há, por enquanto, perspectiva de venda de imóveis municipais.

O convênio não terá custo para a prefeitura e visa "analisar os preços de mercado em casos de desapropriações, locações e outras transações imobiliárias", disse o governo.

Os pareceres técnicos levarão em conta a localização, o tamanho e a documentação do imóvel para definir seu valor de mercado. "O convênio visa instruir procedimentos administrativos do município em relação ao seu patrimônio imobiliário", disse a prefeitura.

Segundo José Augusto Viana Neto, presidente do Creci, a avaliação é feita por um grupo de corretores inscritos no cadastro nacional de avaliadores. "Temos pouco mais de 1.000 corretores neste grupo de peritos e eles são convocados, por ordem cronológica de inscrição, a fazer essa avaliação pelo Creci", disse.

Segundo Viana Neto, cada imóvel é avaliado por três profissionais. "Entre o prefeito mandar o requerimento pedindo a avaliação e os peritos entregarem o material pronto, vai de 20 a 30 dias por imóvel", completou..