Thaís Oliveira - Importância do (bom) sono

Thaís Oliveira*

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o momento do sono não se resume a apenas descanso. Pelo contrário, o descanso físico é necessário para que uma fase intensa possa acontecer dentro do nosso organismo. Nesta fase estão os processos de reparação celular, síntese de hormônios, consolidação de memórias e aprendizados - não só nas crianças, mas nos adultos também.

O sono é parte essencial no processo do ciclo circadiano que é o nome que se dá ao período de 24h sobre o qual se baseia nossa biologia. É ele que vai determinar nossa sensação de fome, temperatura corporal, sono e vigília e todo esse processo acontece guiado pela luz natural do dia.

A luz do dia é determinante para a secreção do principal hormônio relacionado ao sono, a melatonina, que por sua vez tem seu pico de liberação por volta das 22h e se inibe durante o dia.

Bons níveis de melatonina garantem um relaxamento muscular mais profundo, permitindo uma melhor qualidade do sono e disposição no dia seguinte. Também é parte importante para manutenção do equilíbrio de outros hormônios, tais como grelina e leptina que controlam a sensação de fome e saciedade, respectivamente.

Estudos mostram ainda que níveis mais baixos de melatonina diminuem a sensibilidade das células à insulina, favorecendo um desequilíbrio metabólico.

Sendo assim, a adoção de pequenas mudanças de hábitos pode melhorar os níveis de melatonina e a qualidade do sono. São elas:

•Diminuir estímulos luminosos após as 22h, pois o excesso de luz - principalmente de celular, tablet ou computador - após esse horário eles inibem a liberação da melatonina;

•Procurar dormir com o quarto totalmente escuro;

•Evitar cafeína após as 17h. Um chá de mulungu, melissa ou camomila à noite tem efeito relaxante e ajuda bastante para se ter um sono tranquilo;

•O óleo essencial de Lavanda é bastante eficiente para acalmar e diminuir a ansiedade. Pode ser inalado, aplicado diretamente no travesseiro ou mesmo em um escalda-pés;

•Se você costuma ficar muito agitado ou preocupado com os afazeres do dia seguinte, uma ótima dica é anotar todas as tarefas do dia seguinte antes de dormir. Essa atitude “tira” as preocupações da cabeça e você vai conseguir relaxar;

•Se mesmo assim ainda continuar ansioso (a) sugiro a prática da meditação - 10 minutos já são suficientes.

Nunca se esqueça que o que determina nossa saúde são os pequenos hábitos que repetimos todos os dias. Procure ter um dia a dia saudável para que, quando quiser sair da rotina, isso não cause enormes danos à sua saúde.

*Fisioterapeuta, especializada em microfisioterapia, bioalinhamento e fisioterapia integrativa.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.