Thaís Oliveira*
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, o momento do sono não se resume a apenas descanso. Pelo contrário, o descanso físico é necessário para que uma fase intensa possa acontecer dentro do nosso organismo. Nesta fase estão os processos de reparação celular, síntese de hormônios, consolidação de memórias e aprendizados - não só nas crianças, mas nos adultos também.
O sono é parte essencial no processo do ciclo circadiano que é o nome que se dá ao período de 24h sobre o qual se baseia nossa biologia. É ele que vai determinar nossa sensação de fome, temperatura corporal, sono e vigília e todo esse processo acontece guiado pela luz natural do dia.
A luz do dia é determinante para a secreção do principal hormônio relacionado ao sono, a melatonina, que por sua vez tem seu pico de liberação por volta das 22h e se inibe durante o dia.
Bons níveis de melatonina garantem um relaxamento muscular mais profundo, permitindo uma melhor qualidade do sono e disposição no dia seguinte. Também é parte importante para manutenção do equilíbrio de outros hormônios, tais como grelina e leptina que controlam a sensação de fome e saciedade, respectivamente.
Estudos mostram ainda que níveis mais baixos de melatonina diminuem a sensibilidade das células à insulina, favorecendo um desequilíbrio metabólico.
Sendo assim, a adoção de pequenas mudanças de hábitos pode melhorar os níveis de melatonina e a qualidade do sono. São elas:
•Diminuir estímulos luminosos após as 22h, pois o excesso de luz - principalmente de celular, tablet ou computador - após esse horário eles inibem a liberação da melatonina;
•Procurar dormir com o quarto totalmente escuro;
•Evitar cafeína após as 17h. Um chá de mulungu, melissa ou camomila à noite tem efeito relaxante e ajuda bastante para se ter um sono tranquilo;
•O óleo essencial de Lavanda é bastante eficiente para acalmar e diminuir a ansiedade. Pode ser inalado, aplicado diretamente no travesseiro ou mesmo em um escalda-pés;
•Se você costuma ficar muito agitado ou preocupado com os afazeres do dia seguinte, uma ótima dica é anotar todas as tarefas do dia seguinte antes de dormir. Essa atitude “tira” as preocupações da cabeça e você vai conseguir relaxar;
•Se mesmo assim ainda continuar ansioso (a) sugiro a prática da meditação - 10 minutos já são suficientes.
Nunca se esqueça que o que determina nossa saúde são os pequenos hábitos que repetimos todos os dias. Procure ter um dia a dia saudável para que, quando quiser sair da rotina, isso não cause enormes danos à sua saúde.
*Fisioterapeuta, especializada em microfisioterapia, bioalinhamento e fisioterapia integrativa.