CARTAS

ICONOCLASTAS

A verdade era que Luís Alves de Lima e Silva, o nosso glorioso Duque de Caxias, era imperialista e escravocrata; Xica da Silva, a toda-poderosa rainha dos diamantes das Gerais, a heroína negra libertadora, acumulou riquezas e chegou a ser proprietária de uma centena de escravos; Zumbi, considerado o grande herói de Palmares, tinha escravos; Abraham Lincoln nasceu em uma família racista, em uma região racista dos Estados Unidos, durante uma época racista de nossa história. Seria impressionante se ele não tivesse começado sua vida como um racista; O grande Coliseu de Roma era um local onde escravos se matavam ao vivo e a cores para o delírio do povão; as pirâmides do Egito foram construídas por mão escrava, etc...etc...etc... Que tal derrubarmos todos esses personagens da memória e dos pedestais da História, já que, em algum momento, se envolveram no lamentável capítulo da escravidão no mundo? Simplesmente não dá para julgar o passado pela ótica do Século 21. Ou alguém aqui acredita que muito do que nos parece normal hoje, não será também execrado pelas gerações futuras?

João Manuel Maio

São José dos Campos

FECHOU O CERCO

Mais apreensão no Planalto! A Polícia Federal, foi atrás dos agitadores desta trágica era Bolsonaro, e fez 21 buscas contra envolvidos no inquérito que apura os atos contra as nossas instituições, que inclui o deputado, Daniel Silveira, o blogueiro Allan Santos, etc. Que pelas evidências não faltou também por decisão do ministro do STF, Alexandre de Morais, a quebra do sigilo fiscal e bancário dos deputados bolsonaristas envolvidos nesta ação. Porém, com o cerco se fechando, contra o Planalto, também, no último final de semana, por ordem do STF, a Polícia Federal, prendeu seis extremistas, incluindo a líder deste grupo ou facção a Sara Giromini, que apoiam esse desgoverno. Que, para nossa indignação, o presidente vê com muita simpatia estes extremistas que fazem ataques as nossas instituições, ameaçam ministros do Supremo, e até tentam, como ocorreu, invadir o Congresso, etc. Na realidade, Jair Bolsonaro, cavou sua própria cova quando autorizou que seus filhos montassem dentro do Palácio do Planalto, o gabinete do ódio, composto por milícias que produzem fake news contra seus opositores. Como castigo acaba promovendo a derrocada de um governante, que, infelizmente, se acha acima de tudo e de todos, inclusive da Constituição. Porém, perde o rumo, não consegue governar, e deixa cair sua máscara que há 18 meses se apresenta ao País, tal qual, um presidente que literalmente flerta com regime de exceção. Desumano, também não se preocupa em salvar vidas, como no caso desta pandemia do covid-19. Mas o alto custo fica nas costas do povo, já que, o Brasil, se afunda na depressão econômica e flagelo social incalculável. Ou seja, pior impossível!

Paulo Panossian

São Carlos-SP

PESQUISA

Estamos com Felicio porque, até agora, não apareceu nenhum concorrente a altura para a disputa.

Júlia Luzia Silveira Pereira

São José dos Campos

FUZIS PARA A GCM

Parabéns à atual gestão pela iniciativa! A modernização das polícias é fundamental para melhor desempenho das atividades de segurança pública em nosso município. Os municípios podem e devem contribuir para proteger o cidadão de bem, através de suas Guardas Municipais conforme disposto em lei.

Max Silvério

São José dos Campos

FUZIS PARA A GCM-2

Efetivamente a aquisição é legal pelas normas vigentes, só não entendo o sentido, se não será utilizada, pois a Guarda Municipal não é força ou escola de instrução.

Luiz Fernando Codinotti

São José dos Campos

FUZIS PARA A GCM-3

Se realmente for somente para treinamento, não havia necessidade de comprar essas armas. Não é proibido para Guarda Municipal, mas na prática mesmo são de uso das Polícias Civil e militar e das forças armadas.

Roger Pereira

São José dos Campos

PRISÃO DE QUEIROZ

A família inteira desse Queiroz foi lotada nos gabinetes dos Bolsonaros.

Drielle Rumich

Taubaté

PRISÃO DE QUEIROZ-2

OVALE, sugiro vocês se prepararem para fazer um documentário sobre o maior escândalo da República Brasileira: 'A família Bolsonaro no poder'. É muita matéria. Desde quando o Bolsonaro assumiu a presidência, o Brasil se transformou em páginas e escândalos policiais e de terror macabros.

Natanael Silva

São José dos Campos

PRISÃO DE QUEIROZ-3

Prende os laranjas e não prende o responsável pelos laranjas. Que piada.

Leandro Sampaio

São José dos Campos

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.