Daniel Gil Monteiro de Faria Diretor da Anova Sistemas e Engtelco do Parque Tecnológico |
Temos visto uma falsa percepção da realidade sobre o coronavírus nas diversas esferas da sociedade, desde a população até os órgãos governamentais, o que pode gerar prejuízos ainda maiores para a saúde, o cidadão e a economia. Temos, sem dúvida, um problema global da pandemia e essa é a certeza mais absoluta.
O conhecimento que se tem é de que o vírus é altamente agressivo em seus efeitos. Não temos um tratamento ou uma vacina validada pela ciência. Dessa forma, a única certeza é de que é preciso prevenção e ela depende do isolamento, e quando necessário o distanciamento e uso de máscara, o que não está sendo seguido corretamente. É preciso que em todos os níveis se aprofunde a percepção dos resultados causados pela falta de atitude correta. Certamente, temos uma crise inevitável, mas o grau desses efeitos será ainda maior no futuro caso não se cumpra o que é o básico para o momento, que são estas atitudes corretas de prevenção.
Assim, caso se faça adequadamente estas ações controlando a pandemia, atendendo os princípios necessários para que ela não se espalhe no ritmo que estamos vendo hoje, teremos uma volta mais rápida da normalidade, ao contrário do que muitos estão considerando quando não tomam os cuidados devidos.
Não podemos fechar os olhos a esta realidade. Não podemos pensar que estamos em um momento em que tudo já passou. Tenho certeza da importância desta percepção, pois a história no futuro irá nos mostrar o quanto deixamos de cumprir e a soma de prejuízos que pode sim ser ainda maiores..