CARTAS

BOLSONARO

Pela primeira vez na história da República do Brasil, com a saída de um ministro considerado ético e honesto em todo mundo, e a justificativa do presidente Bolsonaro depois da coletiva do ex-ministro, temos um jogo de dois perdedores. Perde o ex-ministro por ter aceitado a demissão sem negociar um nome para diretor-geral da PF, em lugar de Mauricio Valeixo, perde o Brasil e o presidente Bolsonaro, que influenciado por seus filhos, 01, 02 e 03, foi nos protestos em favor do AI-5 e seus financiadores. O STF, não irá arquivar isso. Assim, o Brasil vira notícia em todo mundo, por dificuldades de gestão entre o presidente e seu ministro da Justiça, envolvendo sempre as investigações e STF. Esse é o Brasil hoje, onde o dólar chegou a quase R$ 6, e o descrédito dos investidores em plena pandemia que se junta agora ao pandemônio.

Jorge Nasser

Curitiba

ELEIÇÕES GERAIS

Em plena pandemia, com tantas incertezas ainda sobre essa doença e sua evolução, não seria melhor se as eleições deste ano fossem canceladas e transferidas para 2022, de forma a que doravante se passasse a fazer apenas uma eleição a cada quatro anos para todos os cargos?

João Manuel Maio

São José dos Campos

DESUMANO PRESIDENTE

O presidente Jair Bolsonaro, que de cristão não tem nada, questionado por jornalistas sobre o número de mortes no Brasil, disse, "E daí?" "Quer que eu faça o que?" "Não bota no meu colo essa conta (de mortes). "Vão cobrar dos governadores" que decretaram o isolamento social, como o Dória e o Covas (prefeito de São Paulo). Lamentável! Porém, e, em boa hora, o governador de São Paulo, João Dória, respondeu à altura: presidente "saia da sua bolha e do seu mundinho de ódio", "percorra hospitais e seja solidário com a realidade de seu País", "respeite médicos, enfermeiros e profissionais da saúde", e "pare de fazer política em meio a esse País que chora mortes e infectados"! Ou seja, literalmente, o Brasil está órfão de um presidente! Jair Bolsonaro, sem refinamento institucional, torna seu governo uma verdadeira colcha de retalhos. E ainda zomba desta pandemia, que, chama de gripezinha, histeria da imprensa, etc, mas, que já matou mais de 200 mil pessoas e têm mais de três milhões de infectados pelo mundo. E no Brasil já são 6.276 óbitos e quase 80 mil infectados. Além, do caos na estrutura hospitalar e no atendimento aos milhares de pacientes. Porém, excetuando também a sua falta de aptidão para governar, carrega o pior dos pecados como de não respeitar vidas humanas. Até quando?

Paulo Panossian

São Carlos-SP

PAPEL PRESIDENCIAL

Concordo com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido): realmente ele não faz milagres, porém, sinceramente, por não ser milagreiro, poderia estar sendo presidente do Brasil. Ele foi eleito para estar ao lado dos brasileiros, na alegria e na tristeza, como em um casamento, como ele mesmo gosta de dizer. Ficar no palácio da Alvorada com toda a família, super protegido, com toda a mordomia, provavelmente com a prole sendo testado toda a semana, subestimando uma pandemia que esta matando milhares de brasileiros e, mesmo diante disso, classificando a pandemia como sendo uma gripezinha, um resfriadinho, não está certo. Um presidente que está preocupado somente com a economia do país e, com o bem estar de seus familiares, deixando a saúde da população em segundo plano. Foi eleito prometendo cortar as mordomias dos servidores públicos, inclusive de seus filhinhos tão mimados, porém, resolveu simplesmente autorizar o corte de salários dos trabalhadores da iniciativa privada. Um presidente que se diz democrático porem, que não pode ser contrariado, que bate no peito dizendo que quem manda e ele, que dispensa ministros competentes por estarem em maior evidencia que ele, que quer colocar um delegado, amigo de sua família, na PF para proteger seus filhos das investigações que estão em curso, que briga com governadores que protegem a população de seus estados, com a quarentena, evitando aumentar o numero de infectados e com isso, o colapso dos recursos para a saúde, um presidente que não sai de sua redoma, como disse o governador Doria (PSDB), para visitar os doentes em hospitais e constatar a real situação que estamos passando. E esse presidente que temos que engolir até 2022 e, diante disso, penso que somente podemos pedir que Deus nos ajude e nos proteja.

Valdecir Ginevro

São José dos Campos

QUE REI SOU EU?

A culpa de termos um messias no governo é do povo desinformado e despolitizado. Presidente virtual nos leva a isto: Primeiro o Mandetta, em seguida o Moro (o qual não aceitou imposição) e muito provavelmente o Guedes? O Brasil não pode ser quintal de déspota. Acorda Brasil!

Nelson Scatena

São José dos Campos

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 13 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.