CARTAS

MINISTROS DA SAÚDE

Viram a cara de felicidade do Mandetta durante a posse do novo Ministro da Saúde? Aqui entre nós, o sono do ex-ministro deve ter melhorado muito após ser demitido. Se livrou do maior abacaxi da vida dele, pousou de vítima, ficou bem na fita e ainda saiu politicamente fortalecido. Caiu para cima! É fantástico!

João Manuel Maio

São José dos Campos

O PORQUE DAS PASSEATAS

Os políticos sabem disto: os políticos saquearam o Brasil e tem 300 ainda no Congresso (conforme imprensa europeia) que têm contas ainda com a Justiça. E estes não deixam os programas para melhorar o país ir para frente, param as medidas pedidas pelo Sergio Moro (ministro da Justiça) e pelo Executivo e fazem tudo para voltar como era antes. Temos quatro ou cinco instâncias. Se puderem por seis ou sete, poriam. Não se importam com país, porque esse país é dominado pelos advogados e estes querem a maior bagunça possível para poderem ganhar muito dinheiro com recursos, habeas-corpus, etc. Os engenheiros e administradores foram postos para fora, pois querem que as coisas andem rápidos e que sejam econômicos e eficientes. Aqui, os que ganham mais são os menos eficientes. Poder Judiciário que cada vez mais consegue distribuir injustiça procurando demorar, o máximo possível para ganharem dinheiro. Isto foi me dito por um advogado sempre derrotado para cargos na OAB. Quem pensa em agilidade são os advogados novos e conscientes cidadãos que gostariam que os processos demorassem no máximo um ou dois anos. Sabem que a Justiça tardia não é Justiça. Tanto é que a nossa Constituição tem muitas obrigações do governo para o povo e deveres de como proceder tem três ou quatro vezes só.

Ciro Bondesan

São José dos Campos

AFRONTA À NAÇÃO

O ato realizado no domingo, dia 19, estrategicamente marcado como ocorreu em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília só pode ser obra do gabinete do ódio instalado no Planalto, sob comando do vereador Carlos Bolsonaro. Que dentro do script, contou com a presença do irresponsável Jair Bolsonaro. Que, feliz de estar sendo bajulado por algumas centenas de manifestantes, perigosamente aglomerados sem se importar com a pandemia do coronavírus, estes pediam o fechamento do Congresso. Sem faltar palavras de ordem também contra o STF e o presidente da Câmara Rodrigo Maia, e do pedido insano de instalação de um novo AI-5. Um desmoralizado presidente, perdido, fora de si, ou definitivamente flertando com um regime ditatorial, novamente afronta a Nação, e, joga mais lenha nesta sua tentativa de um abalo institucional. Já que, de cima de uma caçamba de uma caminhonete, como se ainda estivesse em campanha eleitoral, e afinadíssimo com os manifestantes, dirigia no microfone palavras contra Congresso, como que acabou a época da "patifaria", "não queremos negociar nada. Queremos ação pelo Brasil", "chega da velha política", etc. E passadas algumas horas, já nesta 2ª feira, acovardado pela pressão das duras críticas que recebe de membros do STF, do Congresso, da OAB, etc., inclusive das Forças Armadas, em mais uma demonstração de seu estado esquizofrênico, mente ao dizer "eu sou a Constituição" e a "democracia e a liberdade estão acima de tudo". Na realidade, no fundo da sua alma, Bolsonaro, se julga a própria Constituição brasileira. Que, do alto de seu delírio, deseja que os 212 milhões de brasileiros fiquem de cócoras às suas ordens. Sem se sensibilizar pela vida humana, inclusive do fim do isolamento social.

Paulo Panossian

São Carlos-SP

ISOLAMENTO SOCIAL

O pessoal, antes de criticar, deveria entender como se propaga uma pandemia e também como os hospitais entrarão em colapso, caso haja quebra do isolamento antes do prazo.

Paula Pucci

São José dos Campos

JOÃO DORIA

Caro Governador João Doria: vamos aproveitar este momento de bravura de sua parte e entrar também na Justiça contra o mesmo governador que virou as costas para as aglomerações na Cracolândia e também nos bailes funks, que atormentam nossas vidas e estão expostos à pandemia do coronavírus.

Domingos Savio Bassi

São José dos Campos

QUARENTENA

A quarentena foi infelizmente politizada. Pensar em estratégia é sensato para que o preço a ser pago não seja tão alto.

Carlos Eduardo Rossini

São José dos Campos

MÉDICOS NA PANDEMIA

Não basta ter vagas, pagamento e condições, tem que haver interessados. É uma questão social, morar numa cidade pequena num estado longínquo da sua cultura. Em fim, somos todos humanos.

Michel Rodrigues

Taubaté

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 13 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.