O 'Arco da Inovação' e sua simbologia

Georges Salim Assaad Junior Advogado em São José dos Campos |

Enfim chega o momento esperado. Dia 24 de abril, data em que a "Ponte Estaiada - Juana Blanco", o "Arco da Inovação", começa a ser utilizada por milhares de joseenses que sofreram nos últimos anos com o tráfego pesado na região da rotatória das Avenidas São João com a Dr. Eduardo Cury, e perderam importantes minutos em seus trajetos, de idas e vindas, para trabalhar e estudar.

Além de cumprir com a sua função de destravar o trânsito, o Arco da Inovação homenageia a cidade dinâmica, habitada por mais de 700 mil pessoas, com seu design moderno, simpático, e como o próprio nome diz, inovador. É a primeira ponte no país neste formato, em arco e curva. A decisão ainda gera economia, pois por métodos convencionais de engenharia seriam necessários pelo menos 240 metros a mais de construção na sua extensão. Vale ressaltar, que os ganhos ambientais também se fazem presentes, uma vez que com o deslocamento dos veículos, haverá a diminuição de emissão de poluentes no ar.

Faz-se necessário sair da estática e modernizar, criar o que antes não havia, obedecendo a criatividade e intuição (características sui generis de nós, seres humanos) para materializar o abstrato.

Ao longo da história notamos que as Administrações Públicas acabaram sendo "simbolizadas" pelo que de melhor realizaram seus administradores. Méritos do multifacetado prefeito Felício Ramuth, que com muita coragem levou adiante o projeto, e legará para a cidade, mais que um símbolo de uma gestão, o "Arco da Inovação" será o símbolo de São José dos Campos, e de uma era!.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 13 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.