ECONOMIA
Comprovando o anêmico comportamento da nossa economia em 2019, que teve um PIB de apenas 1,1%, e, sem influência ainda dos efeitos no novo coronavírus, dados do IBGE, indicam que no trimestre de dezembro a fevereiro, o desemprego aumentou de 11,6% para 12,4%. Ou para 12,3 milhões de pessoas desempregadas. Porém, esse quadro de desalento do desemprego pode piorar com a chegada desta pandemia ao País. Já que, a atividade economia ficou restrita à poucos setores como os essenciais. Mesmo porque, a maioria da população com a decretação de quarentena pelos governos estaduais, trabalhadores, estudantes, etc, estão sendo orientados a ficar em casa. Ou seja, a perspectiva, com o comércio fechado, e reduzida capacidade de consumo das famílias, é que muitas empresas podem falir. E o governo como se espera, viabilize, o quanto antes programas, como está apresentando de benefícios sociais, ou renda mínima para tentar atravessar os duros efeitos desta pandemia. Inclusive para os quase 40 milhões de trabalhadores, hoje, na informalidade. Como vem anunciando também medidas para atender a manutenção das empresas e dos empregos com carteira assinada. O momento é de serenidade, união e generosidade! Não podemos falhar.
Paulo Panossian
São Carlos-SP
CHURRASCARIA ABERTA
Concordo desde que cumpram os procedimentos. Afinal a saúde e o nosso bem maior. E os viajantes precisa dos cuidados com a higiene, em especial os caminhoneiros que leva em seus caminhões as nossas nesse cidades.
Maria Nilza Toledo
São José dos Campos
AUXÍLIO NA PANDEMIA
Assistência social por acaso é permitir que trabalhadores tenham 100% do salário suspenso? Um pouco de criticidade não faz mal a ninguém! O governo demora para dar uma resposta à população que mais precisa! Quer fazer o trabalhador escolher entre e vida e pão, qual vida vale mais e quem pode morrer! É um absurdo o que está acontecendo. Isso não é só coronavírus não, é falta de vontade política, incompetência e desumanidade!
Cristiane Lopes
São José dos Campos
PRESOS FAZEM MÁSCARAS
Para alguma coisa essas pessoas que vivem em nossas costas vão servir. Chega de comer e dormir em nossas custas!
Taiane Oliveira
São José dos Campos
BOLSONARO
Ele não sabe o que é sentir falta de ar, ter febre alta, complicações a ponto de precisar de um leito de hospital, de um respirador, enfim. Tomara que ele não precise, né? A pessoa só saberá a dor do outro quando sentir na pele.
Rodolpho Toledo
São José dos Campos
ROTATÓRIA DO GÁS
Olha, passo ali todo dia desde que começou a obra e não vejo motivos para atrasar tanto. Já trabalhei com obras civis muito mais complexas e não cola esse papo do prefeito. Gosto dele, sei que ele é um bom gestor (não é perfeito, é prefeito, obviamente), mas tem algo errado aí. Não era para essa obra demorar tanto assim, não mesmo.
Allison Távora
São José dos Campos
CORONAVÍRUS EM TAUBATÉ
Seria possível usar o hospital São Lucas? O prefeito pode fazer isso, usar o local para ajudar as vítimas do coronavírus? Acredito que lá tenha os equipamentos e macas necessárias. E estão usando estádios para unidades de atendimento, porque não fazer isso aqui com o Joaquinzão?
Camila Gomes
Taubaté
EMBRAER NA PANDEMIA
Não tem jeito. A Embraer vai sofrer demais com isso, mais que qualquer outra indústria.
Emmanuel Cavalcanti
São José dos Campos
EMBRAER NA PANDEMIA-2
Reduzir salários? Será também que os donos de supermercados também irão reduzir o preço de tudo a venda? Como alguém chegará com salários baixos e ver a mercadoria com os preços lá em cima? Só ferra uma parte da população, os gananciosos continuam a ter lucro.
José Luís Silva
Jacareí
EMBRAER NA PANDEMIA-3
Agora todos querem reduzir salários do povo. Será que aqueles que ganham um salário altíssimo vão reduzir também ou será que é só daqueles que ganham uma miséria? Afinal, a corda só arrebenta no lado mais fraco.
Adriana Oliveira
São José dos Campos
QUARENTENA
Todos os empresários e comerciantes prejudicados, deveriam se organizar pra impor o retorno de suas atividades. Já estamos chegando a segunda semana de paralisação.
Bruno Gouveia
São José dos Campos