Agora é tempo de Solidariedade

Sérgio Camargo Vereador em São José dos Campos |

O novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19, chegou ao Brasil em plena quaresma. Para os católicos, tempo de reflexão e recolhimento. Coincidência ou providência, o fato é que o tema da Campanha da Fraternidade de 2020, pensado dois anos antes, encaixa-se perfeitamente no momento em que vivemos: Fraternidade e vida: dom e compromisso! Quatro palavras com significados importantes de serem pensados e praticados em tempos de pandemia. Fraternidade é a solidariedade entre irmãos, harmonia entre humanos. Vida, nesse contexto, como existência. Dom significa dádiva, presente. E finalmente, compromisso, ou seja, responsabilidade.

A finalidade da vida cristã é promover a solidariedade.

Assim, a Campanha convida os cristãos a cuidar da vida humana, a olhar à sua volta e importar-se com o próximo.

Medidas preventivas são necessárias para evitar o contágio. O grande risco do crescimento exponencial no número de casos é levar a um colapso o sistema de saúde. Mas, é possível barrar esse inimigo invisível e evitar uma grande crise - social e econômica - praticando a solidariedade. Prejuízos vão ocorrer, sim.

Mas, o ganho em consciência social pode ser a grande lição em tempos de tantas divergências. Comerciantes, não pratiquem preços abusivos. Empresários, poupem seus funcionários. E de um modo geral, zelem por sua família, amigos e vizinhos. Sempre bom lembrar, cuidado com as fake news, siga as orientações dos órgãos oficiais de saúde. Mais do que nunca, é hora de fazer circular a solidariedade!.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 8,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.