Concesso sem p nem cabea

Humberto Dutra Presidente da Associao Comercial e Industrial de So Jos dos Campos |

A formula de concesso casada adotada pela ANTT (Agncia Nacional de Transporte Terrestre) para as Via Dutra e a BR-101 (Rio-Santos) um mecanismo sem p nem cabea. Unir umbilicalmente duas rodovias com perfil e funes completamente diferentes a aplicao inversa da mxima popular do "leve dois e pague um". No caso, leve uma e pague duas rodovias. Isto porque 35% dos recursos da Dutra sero drenados para obras e investimentos em 243 km da Rio-Santos, entre Angra dos Reis e Ubatuba, em uma matemtica perversa que tem o potencial de tornar mais caro o preo do pedgio na principal rodovia do pas. Quem ganha com isso? Os usurios da Dutra que no. Mais: pelas regras apresentadas pela ANTT na audincia pblica realizada em So Jos dos Campos, nos primeiros cinco anos de concesso, a Dutra receberia apenas recursos para manuteno. Investimentos, de fato, s na BR-101.

Esse o motivo principal pelo qual a Associao Comercial e Industrial de So Jos dos Campos veio a pblico, por meio de uma "Carta Aberta", para pedir mudanas nas regras de concesso da Via Dutra. Mas no s: na carta de intenes da ANTT faltam obras importantes para a regio, como Marginais em toda a extenso da pista entre So Jos dos Campos e Jacare (a partir de Eugnio de Melo), em todo o trecho urbano de Taubat e entre as cidades de Aparecida e Guaratinguet.

Temos que olhar para o futuro com coragem.

Por isso, a ACI de So Jos dos Campos pede que outras entidades de classe da RMVale analisem as regras de concesso e tomem posio. Essa uma bandeira que vale a pena defender..

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