COI estipula prazo para deciso e j admite adiar Olimpadas

Comit determina prazo-final de um ms para definio sobre os Jogos Olmpicos, mas, pela primeira vez, admite possibilidade de adiamento

Das agncias | @jornalovale

O COI (Comitê Olímpico Internacional) estipulou o prazo-final de um mês para a decisão sobre a manutenção dos Jogos Olímpicos de Tóquio no período previsto entre 24 de julho e 9 de agosto ou o adiamento do evento esportivo devido à pandemia do novo coronavírus.

O Conselho Executivo da entidade realizou uma reunião emergencial e apontou que a decisão final será no meio de abril, conforme carta publicada pelo presidente da entidade, o ex-esgrimista Thomas Bach, que pela primeira vez admite a possibilidade de adiamento.

A decisão ocorre depois de o COI ser pressionado por atletas, federações internacionais e comitês olímpicos, como o COB, que pedem o adiamento do evento para 2021 devido ao surto que causou mais de 13 mil mortes em todo o mundo, além de impedir a preparação adequada dos atletas, confinados contra a propagação do covid-19.

"Como vocês, estamos muito preocupados com o que a pandemia do covid-19 está fazendo com a vida das pessoas. Vidas humanas estão acima de tudo, incluindo a realização dos Jogos. O Com quer fazer parte da solução. Portanto, tornamos nosso princípio a proteção da saúde de todos os envolvidos e contribuir para conter o vírus. Gostaria de assegurar a vocês que aderimos a isso em todas as nossas decisões relativas aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020", diz trecho da carta de Thomas Bach aos atletas.

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.