Especial

OVALE Lab.com Univap: ouça os podcasts sobre pesquisas espaciais

Cada capítulo conta com um convidado específico e também com um tema diferente; ouça!

Patrick C. SantosPublicado em 10/07/2021 às 02:59Atualizado há 27/08/2021 às 19:31
GMT (Damien Jemison / GMT)

GMT (Damien Jemison / GMT)

Você ficou curioso e com vontade de saber e aprender mais a respeito do GMT (Grande Telescópio Magalhães) e os desdobramentos da ciência moderna? Pensando nisso, você pode acompanhar também um podcast especial de quatro episódios, onde aprofundamos os assuntos discutidos neste caderno e são apresentadas muitas curiosidades sobre o mundo da astronomia e comunicação digital.

Disponível nas redes sociais de OVALE, são quatro episódios, cada um com um convidado e tema diferente, explorando todas as áreas de maior interesse de você, leitor, prezando, também pela praticidade e objetividade para trazer as principais informações.

O primeiro episódio tem como principal convidada a jornalista Fabíola de Oliveira, formada pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e doutora em jornalismo científico pela USP (Universidade de São Paulo), e debate tópicos como a relação das novas tecnologias com a sociedade, a veiculação de informações falsas, os perigos da descredibilização da mídia de qualidade perante uma onda negacionista e a importância da inclusão de todos dentro de tópicos técnicos como a ciência.

O próprio GMT é o tema central do segundo episódio, onde você conhecerá mais toda a importância do novo telescópio, bem como sua potência, seu orçamento, sua política e sua superioridade perante as tecnologias atuais. Tendo como convidado o doutor em astrofísica formado na USP Alexandre Soares de Oliveira, exploraremos muito além de telescópios gigantes e vamos compreender a importância da astronomia no nosso dia a dia, partindo desde sinais de wi-fi até o combate ao negacionismo gerador de teorias retrógradas como a terra plana.

No episódio três, o podcast recebe o professor de biologia Pavel Popoff, formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que possui um canal no Youtube em parceria com outros profissionais da área com mais de 20 mil inscritos. Marcado por uma didática inovadora muito elogiada por seus alunos, Pavel e seus parceiros produzem paródias, videoaulas e outros conteúdos que transmitem muito conhecimento científico falado na língua dos jovens, sem complicações desnecessárias para o entendimento de todos.

Já no quarto e último episódio, conversamos com Nacarô Serapião, estudante da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e que atua como bolsista no próprio projeto do GMT. Ele debate como a disseminação de informações complexas, tais quais as inovações da ciência contemporânea nas redes sociais: de como chamar a atenção dos usuários até os desafios de traduzir a linguagem técnica dos cientistas para a comunidade geral.

Acompanhe os quatro capítulos:

#EP_01 -O impacto da tecnologia na sociedade .

#EP_02 - A importância da astronomia .

#EP_03 - Métodos de ensinar ciência .

#EP_04 - Ciência nas redes sociais .

Leia o conteúdo especial:

- Editorial: OVALE dá voz ao conhecimento

- Com tecnologia de ponta, novo telescópio vai ajudar a ciência na busca de respostas sobre o universo

- Estamos sós? GMT vai auxiliar a busca por vida em outros planetas

- Conexão em órbita: tecnologia dos satélites é decisiva para democratização da internet

- Redes sociais ajudam cientistas a compartilharem conhecimento com o público

- Comunicação e ciência: por que andam lado a lado?

- Webinário OVALE discute a nova astronomia

Siga OVALE nas redes sociais
Copyright © - 2021 - OVALE
Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade
Distribuído por:
Desenvolvido por: