Maior do Brasil, obra na Tamoios tem investimento de R$ 5,2 bilhões e histórico de atrasos

Embarque com o Documento OVALE especial do projeto 'O Brasil do Futuro' na história da Rodovia dos Tamoios

Maior obra viária do Brasil, com o seu histórico de atrasos e prazos descumpridos, a Rodovia dos Tamoios é uma das ligações mais importantes e estratégicas da RMVale. Não só o caminho entre o planalto e o litoral.

A estrada é a conexão entre passado e futuro, passando pelo presente.

Na língua tupi, ‘Tamoios’ significa ‘avós’. Os tupis foram os indígenas que há mais tempo se instalaram no litoral brasileiro. A estrada que rende homenagem aos índios liga o Brasil antigo ao mais moderno. Um microcosmo da nação, espelho do próprio país, que ainda precisa se desenvolver e sofre com a menor velocidade das mudanças.

Não à toa, o trecho de serra da Tamoios é a obra viária mais complexa em construção no país, com os dois maiores túneis do Brasil, viadutos e pontes em meio ao parque estadual da Serra do Mar.

Engenharia e meio ambiente.

“Dá orgulho da engenharia nacional”, disse João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes de São Paulo em entrevista exclusiva a OVALE.

Já duplicado, o planalto da Tamoios se conectará à serra e ao contorno entre Caraguatatuba e São Sebastião, cuja construção está paralisada e deve ser retomada neste ano.

Essa ‘nova Tamoios’ terá impacto direto na economia da região, potencializando o Porto de São Sebastião e fortalecendo o turismo, beneficiando os municípios do Litoral Norte e consolidando São José dos Campos como centro logístico.

Os 22 milhões de usuários que trafegam pela Tamoios todos os anos também terão a vida facilitada.

Nesta edição do Documento OVALE especial, do projeto Brasil do Futuro, conta-se tudo sobre a estrada. Ela permite debater mobilidade, economia, política, logística e o Brasil.

Venha conosco nessa viagem.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.