Os desafios da briga pelo voto em Taubaté

Reviravolta.

Nova pesquisa sobre a corrida eleitoral em Taubaté, divulgada na noite de terça-feira, mostrou um cenário surpreendente. O levantamento do Ibope, encomendado pela TV Vanguarda, mostra Loreny (Cidadania) com 21%, seguida por José Saud (MDB) com 17%, Eduardo Cursino (PSDB) com 14%, Salvador Khuriyeh (PT) com 12%, Capitão Souza (PRTB) com 8%, Fabiano Vanone (Podemos), Professor Fernando Borges (PCdoB) e Professor Ronaldo (PSOL) com 2% cada, além de Chico Oiring (PSC) e Dodô (PTC) com 1% cada. Branco e nulos somam 13% e 7% não sabiam ou não responderam.

A pesquisa, que tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, mostra portanto um quadro de empate técnico na liderança da corrida ao Palácio do Bom Conselho.

No levantamento anterior, realizado antes do início da campanha e feito entre os dias 14 e 16 de setembro, pelo instituto Real Time Big Data, encomendado pela Record TV Vale do Paraíba, mostrava Saud com 15%, seguido por Cursino, Loreny e Salvador com 9%, Capitão Souza com 4%, Fernando Borges, Professor Ronaldo e Vanone com 1% -- Chico Oiring e Dodô não tiveram o nome incluído na pesquisa. A margem de erro era de 4 pontos percentuais.

A nova pesquisa, do Ibope, já sob a luz do início da campanha, inclusive com a propaganda de rádio e TV, mostra uma subida de Loreny, que disputa eleitorado com Saud, e que a campanha de Cursino, nome indicado pelo PSDB para a sucessão do prefeito Ortiz Junior, ainda não decolou -- os 8% de Capitão Souza configuram parte do eleitorado, mais alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que o tucano ainda não conquistou.

Ao aparecer com o maior percentual, Loreny deve tornar-se o alvo principal dos adversários, em uma briga por votos que sempre tem golpes acima e abaixo da linha da cintura. Foi cedo demais?

Por outro lado, Saud, que esperava aparecer na frente, deve fazer mudanças no rumo da campanha, após o resultado do Ibope. Dos lados do Palácio do Bom Conselho, o desafio agora é transferir para Cursino a boa avaliação de Ortiz. Para isso, o maior trunfo segue sendo o maior tempo de TV -- são quatro minutos e 23 segundos, contra 1m47s de Saud e 1m09s de Loreny.

A corrida ao Palácio está aberta e há chances consideráveis do eleitor de Taubaté acompanhar um segundo turno.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.