Imprensa x fake news

Jornal intensifica guerra contra as notcias falsas e lana rea em seu site especializada em desmascarar fake news

Em um intervalo de apenas 44 dias, o Brasil confirmou 19.638 casos de Covid-19, uma média de 446 registros a cada 24 horas. Em um intervalo menor, de 24 dias, foram 1.056 mortes em decorrência da doença, uma média de 44 por dia.

E mais: o ritmo de casos tem aumentado. Em apenas uma semana, o total de mortes mais do que dobrou no país. Até a sexta-feira do dia 3 de abril, eram 432 óbitos. Com relação ao dado divulgado na sexta-feira do dia 10, o crescimento foi de 144%.

Outros números: o estado em que vivemos, São Paulo, tinha até o dia 10 de abril 41% das confirmações da doença no Brasil (8.216 casos) e 51% das mortes no país (540 óbitos).

Esse cenário, que já parece péssimo, é, na realidade, ainda pior. Devido à enorme fila de testes e aos casos de subnotificação, existe a certeza de que os números reais são ainda mais preocupantes. Em São Paulo, 21 mil exames aguardavam na fila até a última sexta-feira. Em todo o país eram 127 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Para superarmos essa fase, todo mundo precisa fazer sua parte. No caso de OVALE, o papel do jornal é levar a você, leitor, o conteúdo necessário para te manter informado sobre a evolução da pandemia e sobre as medidas que você pode adotar para ajudar o mundo a vencer essa crise.

Informação de credibilidade é o principal remédio para combater outro mal que assola o planeta: a epidemia de fake news. E, acredite, essas duas ameaças andam lado a lado: os boatos atrapalham o combate ao novo coronavírus.

Em meio a esse ataque à humanidade, por meio de notícias falsas e de um vírus letal, o jornal lança a ferramenta 'Verifica OVALE', uma área em nosso site especializada em desmascarar fake news, com um serviço de checagem de informações.

O jornal também lançará o 'Escola da Notícia', que contará com série de vídeos para explicar, didaticamente, o papel da imprensa, o que são as fake news e como identificar uma notícia falsa.

Apenas com muita informação e conscientização poderemos vencer essas duas guerras: contra o novo coronavírus e contra as fake news..

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 8,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.