Em um intervalo de apenas 44 dias, o Brasil confirmou 19.638 casos de Covid-19, uma média de 446 registros a cada 24 horas. Em um intervalo menor, de 24 dias, foram 1.056 mortes em decorrência da doença, uma média de 44 por dia.
E mais: o ritmo de casos tem aumentado. Em apenas uma semana, o total de mortes mais do que dobrou no país. Até a sexta-feira do dia 3 de abril, eram 432 óbitos. Com relação ao dado divulgado na sexta-feira do dia 10, o crescimento foi de 144%.
Outros números: o estado em que vivemos, São Paulo, tinha até o dia 10 de abril 41% das confirmações da doença no Brasil (8.216 casos) e 51% das mortes no país (540 óbitos).
Esse cenário, que já parece péssimo, é, na realidade, ainda pior. Devido à enorme fila de testes e aos casos de subnotificação, existe a certeza de que os números reais são ainda mais preocupantes. Em São Paulo, 21 mil exames aguardavam na fila até a última sexta-feira. Em todo o país eram 127 mil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Para superarmos essa fase, todo mundo precisa fazer sua parte. No caso de OVALE, o papel do jornal é levar a você, leitor, o conteúdo necessário para te manter informado sobre a evolução da pandemia e sobre as medidas que você pode adotar para ajudar o mundo a vencer essa crise.
Informação de credibilidade é o principal remédio para combater outro mal que assola o planeta: a epidemia de fake news. E, acredite, essas duas ameaças andam lado a lado: os boatos atrapalham o combate ao novo coronavírus.
Em meio a esse ataque à humanidade, por meio de notícias falsas e de um vírus letal, o jornal lança a ferramenta 'Verifica OVALE', uma área em nosso site especializada em desmascarar fake news, com um serviço de checagem de informações.
O jornal também lançará o 'Escola da Notícia', que contará com série de vídeos para explicar, didaticamente, o papel da imprensa, o que são as fake news e como identificar uma notícia falsa.
Apenas com muita informação e conscientização poderemos vencer essas duas guerras: contra o novo coronavírus e contra as fake news..