ITA ter lista trplice para seleo de novo reitor; Aeronutica definir escolhido

Um dos indicados deve ser o presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA entre 2016 e janeiro de 2019 e que foi beneficiado por uma mudana nas regras da seleo quase trs meses aps a divulgao do edital

Gabriela Barreto e Xandu Alves @jornalovale |

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, vai preparar uma lista com três candidatos para a definição do novo reitor do instituto.

Os nomes serão escolhidos entre os cinco candidatos que fizeram apresentações e entrevistas individuais na sede do ITA, em São José, entre 5 e 7 de novembro.

De 13 candidatos inscritos para a seleção do Instituto, seis foram aprovados para a segunda fase do processo, mas um desistiu --Jefferson de Oliveira Gomes, que é presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), órgão estadual.

A lista tríplice dos indicados e as justificativas e recomendações da Comissão de Alto Nível, criada para a seleção do reitor, serão encaminhadas ao diretor do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Segundo o edital, a ordem dos nomes dos indicados na lista tríplice será do primeiro para o último recomendado.

A escolha final caberá ao comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que poderá não indicar nenhum dos nomes da lista preparada pelo ITA e nomear um reitor interino, além de determinar a abertura de um novo processo de seleção.

Caso nomeie um novo reitor, o escolhido ocupará o cargo por quatro anos, podendo se candidatar à recondução para o mesmo período, desde que passe por um novo processo de avaliação.

Um dos nomes da lista tríplice deve ser o do presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Anderson Ribeiro Correia, que foi reitor do ITA entre 2016 e janeiro de 2019, quando deixou o cargo para assumir o órgão do MEC (Ministério da Educação).

Ele foi beneficiado por uma mudança nas regras da seleção feita pelo Comando da Aeronáutica com o processo em andamento, como revelou com exclusividade OVALE em parceria com a rádio SPRio ..

 

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.