Logo Jornal OVALE

Mais de 50 mil famlias do Vale ignoram direito a desconto na conta de luz

Clientes da regio possuem o direito, mas no esto inscritos para receber o benefcio; atualizao do Cadnico pode garantir a reduo no valor da conta de luz aos clientes

Julia [email protected] | @carvalho8123

Mais de 50 mil famílias têm o direito de pagar menos na conta de energia na RMVale, mas não sabem disso. É o que aponta levantamento realizado pela EDP.

Essas famílias poderiam ter acesso à TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), mas não estão inscritas para receber o benefício, deixando de aproveitar reduções no valor da fatura de energia.

Segundo a EDP, na maioria dos casos, após a atualização do CadÚnico, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), já é possível ter o acesso ao desconto.

Para ter direito ao benefício, o cliente precisa estar com o NIS (Número de Identificação Social) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

"Para usufruir do benefício, é importante que, aqueles que estiverem com a documentação atualizada (NIS), procurem a agência de atendimento da EDP mais próxima", afirmou Roberto Miranda, gestor executivo da EDP.

A Tarifa Social é um desconto na conta de luz concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda e varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês).

"É importante frisar que a Tarifa Social é muito vantajosa para quem utiliza a energia de forma eficiente, pois quanto menor o consumo, maior o desconto", explicou Miranda à reportagem de OVALE.

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo.

CIDADES.

Ao todo, famílias de 17 dos 39 municípios da região possuem o direito à tarifa social na conta de energia. São José é líder da lista, com 19,3 mil clientes potenciais. Em segundo lugar fica Jacareí, com 5,9 mil clientes potenciais. Pindamonhangaba ficou em terceiro lugar, com 4,5 mil clientes..

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.