Clube+OVALE: conhea os mitos e as verdades sobre o cncer de mama

Tabus dificultam o diagnstico e atrapalham o tratamento da doena; conversar com o mdico sempre o melhor caminho

Brbara Stephanie Monteiro | @Barbara_Ovale

De acordo com levantamento realizado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil somará aproximadamente 66,2 mil novos casos de câncer de mama em 2020, que podem evoluir de diferentes formas. O tumor é o mais incidente entre as mulheres depois do câncer de pele-não melanoma.

Desmistificar a doença é fundamental para combatê-la: cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos simples como praticar atividades físicas, alimentação saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar. Para esclarecer mais sobre o assunto, o Clube+ OVALE elaborou um guia de mitos e verdades. Confira!

Câncer de mama pode ser causado por um trauma (batida) nos seios?

Mito: o trauma de forma geral não aumenta o risco da incidência de câncer. A pancada no seio pode causar um hematoma ou até um processo inflamatório, mas não aumenta o risco de tumor.

Blusas apertadas e sutiãs causam câncer de mama?

Mito: Não existe evidência científica de que blusas apertadas ou uso de sutiãs causam câncer de mama.

Amamentação é um fator que diminui o risco de câncer de mama?

Verdade: estudos comprovam que a amamentação é um dos fatores preventivos do câncer de mama.

Toda mulher que tem ou teve câncer não pode engravidar?

Depende: o tumor não é um impeditivo absoluto para engravidar, mas é importante conversar com seu médico e avaliar o momento ideal para a gravidez.

Serviço.

Como forma de apoiar a campanha “Outubro Rosa”, membros do Clube+ OVALE têm desconto de 30% nos serviços de exame, no Laboratório Sabin e; 15% de desconto em exames clínicos, no Labi Exames.

E lembrem-se: ir à consulta médica e fazer a mamografia é vital. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, maior é a chance de cura!

Fonte*: Fundação Laço Rosa

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 23 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.