Ser que pets podem pegar a Covid-19? Confira a resposta!

Especialista d dicas sobre cuidados com os animais de estimao e afirma: no h evidncias de que os bichinhos possam ficar doentes por causa do coronavrus

Brbara Stephanie Monteiro | @Barbara_Ovale

A confirmação que um cachorro em Hong Kong, na China, está infectado pelo Covid-19 (novo coronavírus) despertou muitas dúvidas e preocupações sobre a possibilidade de os animais de estimação pegarem e transmitirem a doença. Entretanto, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) que está monitorando pesquisas sobre a relação entre pets e o vírus diz que, até o momento, não há evidência significativa de que os bichinhos possam ficar doentes ou transmitir o vírus.

Mesmo assim, a recomendação das autoridades de saúde é que pessoas infectadas limitem o contato com seus cães e gatos. Além disso, cuidados básicos de higiene devem ser seguidos pelos humanos ao manusear animais. Segundo o veterinário Carlos Moraes, da clínica veterinária PigoVet, de São José dos Campos, parceira do Clube+ OVALE, não é necessário utilizar máscaras em animais.

"Não precisam e nem deve ser colocada máscaras neles. Por uma questão de higiene, o que pode ser feito é limpar as patas com álcool em gel também, porém é para evitar que eles levem o vírus para nós, e não especificamente para eles", disse.

Ainda de acordo com o veterinário, se você tem ou não o vírus, a sua relação com eles pode ser a mesma. "Porém é necessário evitar tossir em cima do seu animal ou até mesmo espirrar", alertou. O especialista também explica que a coronavirose é uma doença comum em cães e gatos, mas não é a mesma que a Covid-19. "O Coronavírus que o cachorro e o gato tem é de uma 'outra linhagem' que a dos humanos, por isso não é transmissível para humanos", comentou.

"Nos cães, a forma mais registrada é a gastroentérica, transmitida por meio do contato com fezes contaminadas. Nesse caso, ela causa sintomas como vômito e diarreia com perda de sangue. O vírus destrói as vilosidades do intestino do animal e provoca gastroenterite hemorrágica”, disse Moraes.

Macaque in the trees
Transmissão

---

Gostou? O Clube+ OVALE oferece experiências únicas para quem gosta de conhecer novos sabores, assistir diferentes espetáculos e ainda aproveitar bons serviços. São mais de 100 estabelecimentos parceiros, como restaurantes, bares, teatros, academia, clínicas de estética, petshop, lavanderia… E muito mais. Para usufruir disso tudo, basta baixar o aplicativo e testá-lo por 30 dias gratuitamente.

Faça parte e coloque na ponta do lápis quanto você economizou! O app está disponível para os sistemas Android (Google Play) e iOS (Apple Store).

Mais informações acesse: http://clubeovale.com.br

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 8,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.