Ministério da Saúde monitora 204 casos de variantes do coronavírus

Segundo o levantamento apresentado nessa terça-feira pelo governo federal, 17 estados do país já registram casos de variantes do vírus

Agência O Globo | @jornalovale

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que monitora 204 casos de pacientes com variantes do coronavírus no país. De acordo com a pasta, até o dia 20 deste mês foram identificados 20 casos da variante identificada no Reino Unido e 184 casos da variante observada no Amazonas. Segundo o levantamento, 17 estados do país já registram casos de variantes do vírus.

Em nota, o Ministério afirmou ainda que, até o momento, não identificou pacientes infectados com a cepa observada na África do Sul. O comunicado da pasta mostra ainda a distribuição das variantes pelo país.

A cepa identificada no Reino Unido já está presente em quatro estados: São Paulo (11), Bahia (6), Goiás (2), Rio de Janeiro (1). Já a variante do Amazonas já se espalhou pelo Brasil, sendo identificada em 17 unidades da federação: Amazonas (60), São Paulo (28), Goiás (15), Paraíba (12), Pará (11), Bahia (11), Rio Grande do Sul (9), Roraima (7), Minas Gerais (6), Paraná (5), Sergipe (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (4), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1) e Piauí (1).

Durante o colapso de fornecimento de oxigênio no Amazonas, em janeiro, uma das principais preocupações de especialistas era a disseminação da nova cepa identificada no estado, uma vez que pacientes foram transferidos de lá para outras localidades do país.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.