Pazuello diz que vacinação começa em janeiro; avião irá buscar 2 milhões de doses na Índia

Em breve pronunciamento, Eduardo Pazuello disse que país está preparado para iniciar a vacinação assim que houver o aval da Anvisa

Agência O Globo | @jornalovale

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira em Manaus (AM) que o governo irá enviar avião à Índia para pegar 2 milhões de doses prontas que devem ser entregues pelo Serum Institute, um dos centros vinculados à AstraZeneca para produção da vacina de Oxford. Pazuello garantiu que a vacinação no país começa em janeiro.

"Vamos vacinar em janeiro", afirmou, completando: "Hoje decola o avião para buscar os 2 milhões de doses na Índia", disse o ministro.

Pazuello voltou a reafirmar que Brasil está preparado para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que houver o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo o ministro, todos os estados receberão as doses ao mesmo tempo, inclusive Manaus.

"Nós temos duas vacinas para janeiro muito promissoras. São 8 milhões de doses já em janeiro. Quando a Anvisa concluir suas análise, três, quatro dias depois estaremos distribuindo a vacina", disse o ministro.

A Anvisa informou ontem que decidirá no domingo, em reunião da diretoria colegiada, sobre a autorização de uso emergencial das vacinas submetidas à agência. A data é o penúltimo dia do prazo estabelecido pelo órgão para avaliação dos pedidos.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido, assistido, curtido e compartilhado. São mais de 23 milhões de visualizações por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação da edição impressa, revistas e suplementos especiais. E sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Seja livre, seja OVALE. Viva a democracia. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.