Bolsonaro diz que decreto reduzindo IPI de jogos eletrônicos sai na terça-feira

Agência O Globo |

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, em uma publicação em uma rede social, que irá reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre jogos eletrônicos. De acordo com Bolsonaro, um decreto com a medida será publicado na terça-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Na publicação, o presidente afirma que a alíquotas, que atualmente variam entre 40% e 16%, serão reduzidas para entre 30% e 6%. 

Essa é a segunda redução dos impostos do setor feita por Bolsonaro. No ano passado, o presidente já havia diminuído as alíquotas de uma faixa entre 50% e 20% para níveis entre 40% e 16%.

Bolsonaro havia antecipado a nova redução no início de outubro. Na ocasião, disse que havia tratado sobre o tema com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto.

"A garotada ano passado resolveu reclamar do preço de jogos eletrônicos, chips, etc. E tinha um degrau de imposto, e nós conseguimos passar o maior degrau de 50% para 40%. E agora a molecada voltou a chiar novamente e com razão", disse em transmissão numa rede social. "Já conversei com o Paulo Guedes, e ele deu o sinal verde. Então, no ano passado passamos de 50% para 40%. Agora vamos passar de 40% para 30%".

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.