Tóquio registra mais de 100 casos de covid-19 pelo 6º dia seguido

Da Agência Brasil | @jornalovale

O governo metropolitano de Tóquio informou hoje (18) que 132 novas infecções pelo novo coronavírus foram identificadas neste domingo (18). Este é o sexto dia consecutivo em que o número diário fica acima de 100.

Ao todo, foram registrados até agora na capital japonesa 28.971 casos da doença.

Uma universidade e uma empresa do Japão informaram que desenvolveram um sistema para detectar o novo coronavírus por meio do ar expelido pela respiração.

A Universidade de Tohoku e a fabricante de equipamentos de precisão Shimadzu finalizaram um protótipo de sistema de exame com três componentes. O primeiro absorve o ar expirado por cerca de cinco minutos. O segundo neutraliza qualquer novo coronavírus encontrado no ar respirado e captura proteínas contidas no vírus. O terceiro componente analisa as proteínas.

Os desenvolvedores afirmam que o sistema pode revelar resultados em cerca de uma hora. Eles também informaram que a produção em massa do equipamento de grande porte é desafiadora.

Um ensaio clínico, envolvendo cerca de 10 pessoas infectadas, foi realizado. Os desenvolvedores afirmam que novos ensaios serão feitos e que eles prosseguirão como parte dos esforços para diminuir as dimensões do sistema e colocá-lo em uso prático.

O professor Akaike Takaaki, da Escola de Medicina da Universidade de Tohoku, disse que não há artigos científicos mencionando tentativas de detectar o vírus por meio da respiração, e que a tecnologia do grupo provavelmente será a primeira do mundo.

O presidente da Shimadzu, Ueda Teruhisa, afirmou que o sistema não apenas pode detectar se uma pessoa está infectada, mas também indicar a possibilidade de desenvolvimento de sintomas graves.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.