Mais de 98% dos municípios brasileiros já registraram casos de coronavírus

Agência O Globo |

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde relatou que 5.475 municípios brasileiros, ou 98,2% de todas as cidades do país, têm pelo menos um caso de Covid-19 confirmado.

O documento revela que 134 municípios registraram seus primeiros casos entre a 29ª semana epidemiológica da doença (12 a 18 de julho) e a 30ª (19 a 25 de julho). Os dados são da última quarta-feira, e serão atualizados na semana que vem.

De acordo com o ministério, é possível que municípios divulguem dados equivocados e, por isso, retirem o registro do sistema. Assim, o número de cidades com casos de Covid-19 pode cair. Além disso, embora o número de municípios com casos confirmados tenha aumentado entre essas semanas epidemiológicas, o número de casos novos diminuiu.

O coronavírus passa por um processo de interiorização no país. Na 13ª semana epidemiológica da pandemia (de 22 a 28 de março), 87% dos casos novos eram oriundos das capitais e regiões metropolitanas. Ao final da 30ª semana epidemiológica, porém, este índice caiu para 42%.

Até a última sexta-feira, o número de óbitos provocados pela pandemia ainda crescia em oito estados - Acre, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.