Pesquisa: 81% dizem que espalhar 'fake news' contra políticos e ministros do STF ameaça a democracia

Agência O Globo |

A maioria dos brasileiros considera que ataques a políticos e ministros com fake news e manifestações pedindo o fechamento do Congresso e do STF (Supremo Tribunal Federal) ameaçam a democracia, aponta pesquisa Datafolha divulgada na noite deste domingo. A pesquisa foi feita nos dias 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Para  81% dos entrevistados, a divulgação de fake news contra políticos e ministros do STF. Já para 17% acreditam que não ameaçam. Outros 3% não souberam opinar.

A pesquisa questionou ainda se manifestações nas ruas e nas redes sociais de apoiadores do presidente pedindo o fechamento do Congresso e do STF são ameaças à democracia.

Manifestações nas ruas:

  • 68% disseram que ameaçam
  • 29% afirmaram que não ameaçam
  • 3% responderam que não sabem

Manifestações nas redes sociais:

  • 66% disseram que ameaçam
  • 31% responderam que não ameaçam
  • 3% não opinaram.

O Datafolha apontou ainda que 54% dos entrevistados acham que governo deveria tomar decisões importantes a partir da opinião dos cidadãos. Para 42%, as autoridades deveriam ouvir mais os técnicos e especialistas.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.