OMS projeta 1 milhão de casos nos próximos dias

Tedros Adhanom Ghebreyesus prevê também cerca de 50 mil mortes no mundo todo e fala em preocupação com rápida escalada e a disseminação global de infecções

Das agências @jornalovale | @jornalovale

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), voltou a demonstrar preocupação com o crescimento quase exponencial no número de casos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no mundo. Nesta quarta, em entrevista coletiva, ele projetou o número de infectados confirmados que a doença alcançará nos próximos dias e falou sobra a situação da América do Sul em meio à pandemia.

"Ao entrarmos no quarto mês desde o início da pandemia da covid-19, estou profundamente preocupado com a rápida escalada e a disseminação global de infecções".

"Nos próximos dias, chegaremos a 1 milhão de casos confirmados de covid-19 e 50 mil mortes. Embora números relativamente baixos de casos covid-19 confirmados tenham sido relatados na África e na América Central e do Sul, percebemos que a covid-19 poderia ter sérias consequências sociais, econômicas e políticas para essas regiões. É essencial garantir que esses países estejam bem equipados para detectar, testar, isolar e tratar casos", acrescentou.

Além do constante cuidado com os números, outros assuntos abordados na coletiva foram os estudos para saber quais medicamentos são mais eficazes no tratamento da doença e também para comprovar as evidências sobre o uso de máscara. "Continuamos trabalhando com governos e fabricantes para acelerar a produção e distribuição de equipamentos de proteção individual", disse. Ainda assim, a OMS segue com a recomendação de uso de máscaras para as pessoas doentes e também para quem as cuida..

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 8,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.