Para manter empregos no Vale, empresários enviam carta a Guedes

Em meio à crise do novo coronavírus, integrantes do Desenvolve Vale listaram medidas para fluxo da economia regional

Da redação @jornalovale | @jornalovale

Frente à pandemia do coronavírus, que suspende atividades e preocupa moradores da região, empresários que integram o Desenvolve Vale reuniram uma série de demandas e enviaram uma carta aberta ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, com o objetivo de manter os empregos na RMVale.

O documento, elaborado a partir de um encontro extraordinário com a presença do deputado federal Eduardo Cury (PSDB), reúne quatro principais medidas.

A primeira aborda a necessidade de concessão de licença remunerada para os empregados, prevendo que os dias concedidos sejam abonados das férias, bem como o pagamento do terço constitucional sobre a licença seja postergado. A segunda abrange a possibilidade da redução de jornada de trabalho cumulada com adequação proporcional da remuneração, mediante a realização de acordos individuais com os empregados.

O terceiro ponto abordado pelos empresários trata da flexibilização do artigo 139 da CLT, para desobrigar as empresas a cumprirem prazos de comunicação ao órgão da Secretaria do Trabalho do Ministério da Fazenda e de envio de cópia ao sindicato da categoria, permitindo maior agilidade na concessão das férias coletivas. Por último, é solicitada também a dilação do prazo de recolhimento dos tributos federais sem ônus às empresas.

"A gente está vivendo uma crise na saúde que pode se transformar em uma grande crise econômica. As medidas têm que ser rápidas e imediatas", afirmou Kiko Sawaya, coordenador da plataforma Desenvolve Vale.

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.