Grupo da Unicamp investiga fake news sobre coronavírus

ESTUDO. O Grupo de Estudos da Desinformação em Redes Sociais da Unicamp (Universidade estadual de Campinas) criou uma hotline no WhatsApp para onde qualquer pessoa pode encaminhar fake news relacionadas ao coronavírus. O número é (19) 99327-8829.

A ideia é reunir uma grande quantidade de notícias falsas para criar um banco de dados, classificar as informações e identificar alguns padrões para combatê-las, como as motivações que levaram aos compartilhamentos e suas fontes.

Até a semana passada, o grupo havia reunido cerca de 8 mil informações. Os pesquisadores trabalham na criação de um sistema automático que faça o processamento das mensagens..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 8,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.