Terra é demitido, Onyx vai para a Cidadania e Braga Netto para a Casa Civil

CARGOS. O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira uma série de mudanças em seu governo. Em sua conta oficial no Twitter, o presidente afirmou que Osmar Terra deixará o Ministério da Cidadania, sendo substituído por Onyx Lorenzoni.

A pasta da Casa Civil, até então comandada por Onyx, agora ficará a cargo do general Walter Souza Braga Netto.

Dessa forma os militares preenchem mais uma vaga na cúpula presidencial. Outras pastas que fazem parte da estrutura da Presidência, como a Secretaria de Governo e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), também comandadas por ministros de origem militar.

"Agradeço ao ministro Osmar Terra pelo trabalho e dedicação ao Brasil e que terá continuidade na Câmara dos Deputados", escreveu Bolsonaro.

A cerimônia de transmissão dos cargos no Palácio do Planalto acontece às 15h da próxima terça-feira, dia 18, no Palácio do Planalto.

Com as mudanças, Bolsonaro resolve dois problemas de uma única vez, na avaliação de interlocutores do Planalto: demite o atual chefe da Cidadania, Osmar Terra, cujo trabalho tem sido questionado; e encontra uma "saída honrosa" para Onyx, que enfrentou crises na Casa Civil e tentativas de esvaziamento desde o ano passado..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.