Lula encontra papa e fala em um mundo 'mais justo'

A reunio entre Lula e Francisco s foi possvel aps uma deciso da Justia Federal do DF, que adiou um depoimento que o ex-presidente iria conceder no mbito da Operao Zelotes

Das agncias @jornalovale | @jornalovale

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta quinta-feira com o papa Francisco no Vaticano. Na legenda de foto publicada no Twitter, Lula disse que conversou sobre "um mundo mais justo e fraterno". Detalhes da conversa, no entanto, não foram divulgados. "Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno", escreveu. Segundo a assessoria do ex-presidente, o encontro durou cerca de uma hora.

O ex-presidente chegou ao Vaticano por volta de 15h30 no horário local a bordo de um automóvel com vidro fumê. A Santa Sé informou que não vai divulgar um comunicado oficial sobre o encontro devido a seu caráter privado.

A reunião entre Lula e Francisco só foi possível após uma decisão da Justiça Federal do DF, que adiou um depoimento que o ex-presidente iria conceder no âmbito da Operação Zelotes — inicialmente marcado para o último dia 11, data de sua viagem à Europa.

O juiz Ricardo Augusto Soares Leite autorizou, e a audiência foi remarcada para o dia 19. Lula retorna ao Brasil no sábado (15).

O encontro foi intermediado pelo recém-eleito presidente da Argentina, Alberto Fernández. No final de janeiro, os dois se encontraram e conversaram por quase uma hora.

DESIGUALDADE.

Ontem, interlocutores do Partido dos Trabalhadores consultados pela reportagem afirmaram que o ex-presidente iria propor conversas relacionadas a temas como a redução da fome e da desigualdade.

Havia a expectativa que, no encontro, também tratassem das condenações de Lula, de lawfare (termo que indica a ocorrência de disputas políticas travadas por meio do Judiciário) e da Amazônia — o bioma tem sido pauta recorrente dentro da Igreja Católica e foi o tema central do Sínodo da Amazônia, realizado em outubro passado.

O Sínodo especial (tipo deste evento que trata de uma região específica) foi anunciado em 2017 por Francisco. A reunião serve como ferramenta para o papa consultar e observar debates sobre o tema a fim de elaborar um material para dar diretrizes ao clero.

Na terça-feira, o papa publicou uma "exortação" (espécie de documento onde orienta os a Igreja) no site do Vaticano citando o documento "Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral", elaborado após o encontro.

CARTAS.

Em abril passado, poucos dias antes de completar um ano encarcerado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula escreveu uma carta ao papa Francisco onde afirmava estar "lutando por sua inocência"..

 

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.