Guedes afirma que país está em um 'caminho virtuoso para retomada'

Ministro da Economia voltou a defender a desburocratização como uma forma de fomentar os investimentos privados

Das agências @jornalovale | @jornalovale

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou nesta segunda-feira que a economia brasileira está em retomada. "Os sinais de recuperação da economia são visíveis. Ano que vem vai ser o dobro do crescimento deste ano", afirmou. "Estamos em um caminho virtuoso, cada semestre que passa isso fica mais claro. Quem está contra isso que espere mais três anos e vote contra", completou.

Segundo o ministro, com descentralização de recursos, a vigilância também será descentralizada. "Vamos sufocar a corrupção sistêmica exatamente porque estamos fazendo uma transformação do Estado", acrescentou. "Cada um que vigie o seu, cada um que corra atrás do seu recurso", afirmou.

Ele voltou a defender a desburocratização como uma forma de fomentar os investimentos privados. "O Brasil é país rico em recursos naturais, mas se recusa a aceitar investimentos. O servidor da Receita Federal precisa ser respeitado, mas não deve ser temido. O empresário é um animal arisco, ele vai embora", acrescentou.

Guedes repetiu que o Brasil tem democracia vibrante, com todos os extremos estão absorvidos nessa democracia. "Agora, a China está saindo da miséria sendo selvagemente capitalista, assim como a Rússia e o Leste Europeu. Precisamos modernizar nossa cabeça e entender que o caminho escolhido não era o melhor", completou.

O ministro admitiu que a reforma administrativa não foi enviada ainda pelo governo do Congresso por um "problema de timing". "Não adianta botar muita reforma ao mesmo tempo. Já aprovamos a Previdência, e enviamos agora o novo Pacto Federativo"..

 

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.