Logo Jornal OVALE

Nova CPMF derruba Cintra na secretaria especial da Receita

Na nota em que anuncia a exonerao do secretrio, o ministrio esclarece 'que no h um projeto de reforma tributria finalizado' e que a equipe econmica trabalha na formulao de novo regime tributrio

Luciano NascimentoAgncia Brasil | @jornalovale

O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, foi exonerado do cargo, a pedido, informou na tarde desta quarta-feira o Ministério da Economia. Em seu lugar assume, interinamente, o auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto.

Na prática, a criação de um novo imposto similar à CPMF teria sido o motivo que o derrubou.

Na nota em que anuncia a exoneração do secretário, o ministério esclarece "que não há um projeto de reforma tributária finalizado. A equipe econômica trabalha na formulação de um novo regime tributário para corrigir distorções, simplificar normas, reduzir custos, aliviar a carga tributária sobre as famílias e desonerar a folha de pagamento".

O ministério disse ainda que a proposta do governo "será divulgada depois do aval do ministro [da Economia] Paulo Guedes e do presidente da República, Jair Bolsonaro".

O ministro Paulo Guedes agradeceu ao secretário Marcos Cintra os serviços prestados durante o período.

Além da nova CPMF, a troca do comando ocorre em meio à crise institucional na Receita após críticas de atuação política do órgão, que partem sobretudo do STF (Supremo Tribunal Federal) e TCU (Tribunal de Contas da União).

PROJETO.

De acordo com Guedes, a alíquota do novo tributo seria de 0,2% para compras no débito e crédito financeiro e de 0,4% no saque e depósito em dinheiro..

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.