Logo Jornal OVALE

Bolsonaro pede união dos países pela 'soberania' da Amazônia

Apesar disso, presidente brasileiro voltou a atacar o presidente da França e criticou os governos anteriores, além de Evo Morales

Das agê[email protected] | @jornalovale

Jair Bolsonaro (PSL) discursou nesta sexta-feira em reunião em Leticia, na Colômbia, e pediu união dos chefes de Estado da América do Sul pela "soberania" dos países da região amazônica. O presidente da República se pronunciou no evento por meio de uma videoconferência, já que cancelou sua presença em função da cirurgia abdominal marcada para domingo.

"A Amazônia é nossa! É do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, da Venezuela, das Guianas, de todos nós. Só desta forma, com a nossa união, sem ceder a qualquer tentação externa de deixar sob administração de terceiros a nossa área, poderemos fazer com que nossas riquezas revertam em benefícios e bem-estar para os nossos países", afirmou.

Estão no país vizinho os chefes de governo da Colômbia (Iván Duque) e do Peru (Martín Vizcarra), que convocaram a cúpula, assim como os de Equador (Lenín Moreno), Bolívia (Evo Morales) e o vice-presidente do Suriname (Michael Ashwin Adhin). Trata-se de um encontro para debater a situação da Amazônia.

Bolsonaro voltou a atacar o presidente da França, Emmanuel Macron, e acusou, sem provas, os governos anteriores do Brasil pela "região amazônica ameaçada". Além disso, usou o presidente boliviano Evo Morales como exemplo em argumento contra as demarcações indígenas, que, segundo ele, tratam estas pessoas "como se fossem pré-históricas"..

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 7,5 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.