Logo Jornal OVALE

FAB recebe cargueiro KC-390 da Embraer com trs anos de atraso

Previso inicial era de entregar avio em 2016, porm atrasos nos pagamentos do governo federal e acidente durante a fase de testes adiaram a entrega; aeronave desembarcou em Gois, em solenidade com Bolsonaro

Xandu Alves @xandualves10 | @xandualves10

Com três anos de atraso, a Embraer entregou nesta quarta-feira, na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, a primeira unidade do cargueiro multimissão KC-390 para a FAB (Força Aérea Brasileira), maior avião já produzido no Brasil.

A previsão inicial apontava 2016 o ano da entrega, mas atrasos nos pagamentos efetuados pelo governo federal para o desenvolvimento do avião e um acidente durante a fase de testes adiaram a entrega.

A solenidade contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, de comandantes das Forças Armadas e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), além de parlamentares.

Discursando depois de Caiado, Bolsonaro concordou com ele sobre a capacidade operacional que o KC-390 dará ao país. O governador disse que, a partir de Anápolis, a aeronave dará "a maior cobertura aérea para manter nossa autonomia no país. Somos pacíficos, mas não somos passivos".

E ambos citaram o ditado originário do latim: "Se quer paz, prepare-se para a guerra".

"O Brasil é um país pacífico, mas não pode continuar, nem continuará sendo passivo a esse tipo de agressão. A Amazônia brasileira é nossa", disse Bolsonaro, criticando declarações de líderes estrangeiros sobre uma hipotética governança internacional sobre a Amazônia (ler texto na página 12).

Com uma pintura camuflada em verde e cinza, o KC-390 foi apresentado ao público na Base de Anápolis às 11h43, pilotado por sete tripulantes militares.

Bolsonaro fez o batismo da aeronave com champanhe, ao lado de Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, e do comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

"KC-390 é aeronave diferenciada, única no segmento que se insere, com tecnologia avançada", disse Bermudez.

"O programa foi um salto tecnológico para a indústria brasileira", completou..

 

Assinar OVALE

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi to lido. So mais de 7,5 milhes de acessos por ms apenas nas plataformas digitais, alm da publicao de quatro edies impressas por dia. O importante que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem lder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crtico, plural, moderno e apartidrio. Informao com credibilidade, imprescindvel para a construo de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notcia a verdade. E ns assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalstica da regio.