Logo Jornal OVALE

Doze melhores espaos para malhar em So Jos dos Campos

Personal trainer Karina Bueno lista lugares imperdveis; agora, s comear!

Da Redao | @jornalovale

Praticar exercícios ao ar livre faz bem à saúde física e mental. O calor do sol e aquela brisa gostosa que bate no rosto são antídotos contra o mau humor, auxiliam na fixação do cálcio e na aquisição da vitamina D. Em São José, com praças arborizadas e pistas com metragens marcadas, é fato: só não malha quem não quer.

Por aqui, uma das principais tendências mundiais em termos esportivos já se faz presente na vida de alguns moradores: a prática de exercícios aliadas a transporte, assunto em alta quando o tema é Mobilidade Urbana.

O chamado transporte ativo, uma vez que tais meios dependem da nossa energia física para ativar o movimento nos deslocando de um ponto ao outro, envolve caminhadas e ciclismo.

"Temos por aqui bicicletas e ciclovias disponíveis em locais seguros", ressaltou a personal trainer Karina Bueno, de São José. "E seu uso é uma forma de nos divertirmos, ativando membros inferiores (pernas) e nosso Core (força interna abdominal), contribuindo com o emagrecimento e a melhora da qualidade de vida", disse.

Início.

Para sair do sofá e dar início a uma vida mais saudável, Karina sugere fazer uma caminhada. "Aproveite as árvores das praças, que deixam o ar puro, e as pistas, que têm sinalização a cada 100 metros. Inicie com uma marcha lenta e vá aumentando o seu ritmo", disse.

"Um dos indicadores de que estamos iniciando uma atividade física é quando começamos a nos exercitar, saindo do marasmo ao realizarmos movimentos corporais produzido por nossos músculos. O resultado: gastos energético acima dos níveis de repouso", explicou a profissional.

Espaços.

Ainda segundo a profissional, moradores das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central têm opções variadas e de fácil acesso. E, para inspirar àqueles que querem começar a malhar, Karina Bueno sugere doze espaços da cidade imperdíveis (confira abaixo).

Para a personal trainer, nesses locais são possíveis também a prática de corridas; pedaladas; uso de TRX (fitas usadas para fazer treinos de suspensão); de MMT (Modalidades Mistas de Treinamento); a realização de exercícios funcionais; jogar tênis e andar de skate .

"Basta querer começar a se exercitar", cravou. Só lhe resta agora, leitor, colocar uma roupa adequada, encher a garrafinha de água, aquecer e partir!.

--

Confira: 

1.Avenida Anchieta, Esplanada (vista para o Banhado).

2.Parque Santos Dumont, Vila Adyana

3. Parque Vicentina Aranha, Vila Adyana

4.Praça Julio Yoiti Shimabukuro, Vista Verde

5.Parque Sérgio Weiss, na Vila Industrial

6.Avenida Shishima Hifumi, Urbanova

7.Parque Ribeirão Vermelho, Urbanova

8.Praça Ulisses Guimarães, Jardim Aquarius

9. Parque da Cidade, Santana

10. Parque Alberto Simões, Altos de Santana

11.Avenida dos Astronautas/Praça Heróis de Alcântara

12 Avenida Cidade Jardim, Jardim Satelite