Logo Jornal OVALE

EmbraerX revela novo conceito para seu veículo voador urbano

Trata-se de uma aeronave elétrica com capacidade de decolagem e pouso na vertical que vem sendo desenvolvida em parceria com a Uber; projeto traz design semelhante ao de um helicóptero futurista

Xandu Alves @xandualves10 | @xandualves10

Pouco mais de um ano depois de apresentar o primeiro conceito do veículo voador elétrico, a EmbraerX revelou nesta terça-feira, nos Estados Unidos, o novo design do equipamento, que deverá ser usado como táxi urbano.

O conceito da aeronave elétrica com capacidade de decolagem e pouso na vertical, conhecida pela sigla eVTOL, é um dos múltiplos projetos da EmbraerX, subsidiária para negócios disruptivos da Embraer e focada em esforços colaborativos para ativar e acelerar o ecossistema da mobilidade urbana.

O projeto do táxi aéreo é feito em parceria com a Uber e o novo conceito foi apresentado durante o Uber Elevate Summit 2019 em Washington, nos EUA.

O evento reúne fabricantes, investidores e representantes governamentais com o objetivo de tornar realidade a visão sobre a mobilidade aérea urbana compartilhada.

"Como uma aceleradora de mercado comprometida com o desenvolvimento de soluções que transformam experiências da vida, unimos a visão do desenvolvimento centrado no ser humano com os nossos 50 anos de expertise em negócios e engenharia de uma forma única. Esses são os fatores por trás dos avanços técnicos e das inovações que estamos trazendo para esse novo conceito de eVTOL", disse Antonio Campello, presidente e CEO da EmbraerX.

FICÇÃO.

O conceito do projeto traz um design semelhante ao de um helicóptero futurista, utilizado em filmes de ficção científica. São oito duplas de pás giratórias horizontais (quatro de cada lado da aeronave) e dois rotores traseiros e verticais, com três pás cada um.

Segundo a empresa, o novo conceito de aeronave é resultado de uma "ampla gama de testes e simulações que consideram a otimização operacional para o ambiente urbano".

"A equipe da Embraer se concentrou na experiência do cliente em seu mais recente conceito de veículo aéreo, utilizando redundâncias de sistemas para alcançar os mais altos níveis de segurança, ao mesmo tempo em que o sistema propulsor de oito rotores gera sustentação ao longo de toda sua extensão e emite baixo ruído", afirmou Mark Moore, diretor de engenharia de aviação da Uber..