Logo Jornal OVALE

Guedes: governo prevê crescimento de 1,5%

ANÁLISE. A equipe econômica já está trabalhando com uma previsão de crescimento de 1,5% neste ano, disse nesta terça o o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em audiência na CMO (Comissão Mista de Orçamento), ele disse que a reformulação de expectativas diante da demora na aprovação da reforma da Previdência justificou a revisão das estimativas.

"As hipóteses já foram superadas desfavoravelmente. Quando o cenário foi feito em abril, havia expectativa de que a reforma [da Previdência] tivesse rapidez e haveria mais rapidez na recuperação econômica, com 2,7% de crescimento", disse o ministro. "Temos uma economia que pode se recuperar com certa rapidez se fizer reformas que estão encomendadas. [As estimativas] de crescimento já caiu para 1,5%".

O ministro da Economia reiterou ainda que o país está, há décadas, prisioneiro de uma armadilha de baixo crescimento, com a renda per capita crescendo abaixo de 1% ao ano nos últimos 30 anos. Segundo ele, somente a aprovação da reforma da Previdência e de outras reformas estruturais na economia brasileira permitirá a reversão desse quadro..