Charrete mecânica conquista os internautas

O aposentado, de 84 anos, não pensa em para por ai

Bárbara Stephanie Monteiro | @Barbara_Ovale

O aposentado Orotildes Mangerona, de 84 anos, resolveu aproveitar seu tempo livre com muita imaginação. Morador de São Carlos, interior de São Paulo, ele criou uma charrete mecanizada, cujo vídeo ganhou as redes sociais e já atingiu mais de dois milhões de visualizações no aplicativo Tik Tok.

“Não imaginava que iria estourar desse jeito. Postei o vídeo com o intuído de espalhar a criação por aqui, na região. Quando fui ver já tinha viralizado. Ficamos até chocados com tamanha repercussão!”, disse a neta Lorena Mangerona. 

Os três meses de trabalho árduo e as inúmeras tentativas até a engenhoca ficar pronta valeram a pena! O modelo é completo: tem farol, seta, buzina, marcha ré e carrega até duas pessoas. "O material que usamos na primeira vez não aguentava o peso da carroça, então precisamos ir adaptando e fazendo modificações. Fomos estudando como que tinha que fazer, as ideias foram surgindo e eu fui fazendo", contou o idoso.

HORA EXTRA. 

Para confeccionar o veículo, Mangerona fez diversas adaptações. O volante e o motor são de um carrinho para pessoas com dificuldade de locomoção. Duas baterias foram instaladas e oferecem a energia necessária para a charrete andar. As rodas são de motocicletas e até um pedal e a correia de uma bicicleta foram ajustadas para ajudar na movimentação.

No ferro-velho, ele encontrou a lataria que dá o charme ao veículo, apelidado de gafanhoto. Tudo foi feito no quintal da chácara do idoso. E para que sua ideia desse certo, ele contou com o apoio da família. "Tudo que ele tenta fazer a agente incentiva. Meu avô sempre foi uma pessoa muito ativa”, comentou a jovem. Essa não foi à primeira invenção feita pelo aposentado. Curioso e criativo, segundo Lorena, o avô já até criou um poço que rodava com uma bicicleta.

"Entre todas suas invenções esta foi a mais surpreendente. Quando meu avô falou em construir um cavalo mecânico ficamos espantados, sem entender muito. Já pronto, ainda não acreditávamos que ele tinha conseguido fazer tudo aquilo”, acrescentou a neta.

Para assistir o vídeo clique aqui

Assinar OVALE é

construir um Vale melhor


OVALE nunca foi tão lido. São mais de 23 milhões de acessos por mês apenas nas plataformas digitais, além da publicação de quatro edições impressas por dia. O importante é que tudo isso vem sempre com o DNA editorial de quem é líder em todas as plataformas, praticando um jornalismo profissional, independente, crítico, plural, moderno e apartidário. Informação com credibilidade, imprescindível para a construção de uma sociedade mais livre e mais justa, em um tempo em que a democracia é posta em risco por uma avalanche de fake news. Aqui a melhor notícia é a verdade. E nós assinamos embaixo. Assine OVALE e ajude-nos a ampliar ainda mais a melhor cobertura jornalística da região.